PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença/Tui: Ponte centenária vai fechar ao trânsito esta quinta-feira (quase todo o dia!)

20 Outubro, 2021 - 15:31

3618

1

Projeto 5G-Mobix.

A Ponte Internacional Centenária Valença/Tui vai estar cortada ao trânsito esta quinta-feira, dia 21 de outubro, entre as 8h00 e as 17h00 (hora portuguesa). A razão prende-se, apurou a Rádio Vale do Minho, com os testes dos veículos autónomos do projeto 5G-Mobix.

 

Os “testes a realizar incidem no corredor transfronteiriço Espanha-Portugal que liga as cidades de Vigo e Porto, que cobre toda a cadeia de valor, incluindo fabricantes de automóveis, empresas de telecomunicações, administrações públicas e instituições de pesquisa”, lembra a Infraestruturas de Portugal em comunicado recente.

 

O “principal objetivo é estabelecer as bases para a implantação dos serviços e aplicações 5G Cooperative, Connected and Automated Mobility (CCAM) e dar um forte impulso em ambos os países para o desenvolvimento de oportunidades em torno do 5G no setor de Intelligent Transport System (ITS)”.

 

 

 

Testes dos veículos 5G vão continuar na Ponte Internacional Centenária Valença/Tui
[Fotografia: DR]

 

 

 

Testes na Ponte Centenária continuam

Recorde-se que, no final do passado mês de setembro, a Ponte Internacional Centenária entre as duas cidades foi a primeira a receber estes testes. Ninguém ficou indiferente a um veículo de design futurista.

 

Trata-se do novo veículo autónomo lançado em novembro do ano passado pelo Centro Teconolóxico de Automoción de Galicia (CTAG). E quando dizemos autónomo, queremos dizer é elétrico e que não tem condutor. Literalmente. 

 

Os primeiros testes começaram a ser feitos entre Tui e Valença. Porquê? Para verificar a eficiência da comunicação de dados entre os dois países no âmbito da rede 5GMobix. 

 

 

[Fotografia: DR]

Últimas