O número de peregrinos de Santiago de Compostela que começaram a caminhada na Eurocidade Valença/Tui alcançou novo recorde em 2022: mais de 93 mil, segundo os dados divulgados pelo Município de Valença.
As cifras superam o valor registado em 2019, último ano antes da pandemia, altura em que 88.310 peregrinos percorreram nesse ano este traçado secular.
Voltando a 2022, o atual recorde refere-se ao número de peregrinos que, em 2022, fizeram o Caminho Português e levantaram a certidão na Oficina do Peregrino, em Santiago de Compostela.
“Na realidade, esse número será bem superior (cerca de 120 mil peregrinos), já que se estima que aproximadamente 25% não levanta o certificado da peregrinação”, aponta a autarquia de Valença.
“Estes números refletem a importância crescente dos Caminhos de Santiago em Valença. A tradição, a espiritualidade, a hospitalidade, a segurança e a valorização deste caminho secular, em Valença, contribuem para a aumento da dinâmica e atratividade do nosso município”, refere José Manuel Carpinteira.
De referir que esta contagem começou em 2014. Na altura foram registados 35.494 peregrinos.
A Eurocidade Tui-Valença tem sido a grande porta de entrada do Caminho Português para Santiago de Compostela na Galiza. Um traçado onde confluem os peregrinos do Caminho das Torres, Caminho da Costa e Caminho Português Central.
O número total de peregrinos que chegaram a Santiago de Compostela em 2022 e recolheram o certificado de peregrinação foi de 437.000, um número histórico, superior em 25% a 2019.
Valença proporciona uma experiência única aos peregrinos: em pleno Caminho, é possível estar com um pé em Portugal e outro em Espanha, a meio da ponte internacional sobre o rio Minho, tendo de um lado a emblemática e imponente Fortaleza de Valença e do outro a magnífica Catedral de Tui.
Comentários: 0
1
0