PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Eurocidade Valença/Tui

Valença/Tui: Milhares saíram à rua para ver a Eurocidade partilhar ‘a coroa’

6 Janeiro, 2019 - 10:05

209

0

Gente. Muita gente. Milhares de pessoas ao longo das principais artérias dos centros de Valença e Tui assistiram este sábado a mais uma edição da Cavalgata Internacional de Reis da […]

Gente. Muita gente. Milhares de pessoas ao longo das principais artérias dos centros de Valença e Tui assistiram este sábado a mais uma edição da Cavalgata Internacional de Reis da Eurocidade formada por estes dois municípios. A iniciativa arrancou este ano de forma diferente. Em jeito inovador, o trio real chegou de comboio. A multidão amontoou-se no cais de embarque para assistir à descida como se de uma alta individualidade se tratasse. E assim foram recebidos. Entre aplausos e vivas, os três magos seguiram para uma sessão de fotos com miúdos e graúdos numa discoteca logo ao lado.

Visivelmente satisfeitos com o arranque poderoso desta edição estavam os respetivos autarcas. De sorriso aberto, entre beijinhos e abraços, o presidente da Câmara Municipal de Valença, Jorge Mendes (PSD), lá conseguiu tirar uns minutos para falar aos jornalistas. “Todos os anos tentamos fazer algo diferente. Este ano, para homenagear a nossa Linha do Minho, decidimos colocar os reis magos a chegar de comboio”, apontou o edil valenciano. “É mais uma forma de Valença e Tui darem as mãos, mas que para nós já é habitual”, acrescentou.

Também pleno de sorrisos estava o vereador da Cultura e do Desporto na Câmara valenciana. Aos jornalistas, José Monte realçou desde logo que “há 10 anos que a Cavalgata Internacional se vem realizando. Foi o primeiro projeto intercultural da Eurocidade. É uma festa tradicionalmente espanhola, mas que para nós tem um significado muito especial dado que são as crianças que mais se divertem com isto”. É também mais uma forma, sublinhou o autarca, de reforçar as ligações com Tui mas “o projeto da Eurocidade abrange também o Turismo, o Desporto e a Cultura. Esta Cavalgata, que atravessa uma ponte que nos une, faz também com que nos acarinhemos uns aos outros”.

Do lado galego, também muita satisfação. Eduardo Freiria, vereador da Cultura na Câmara de Tui, salientou “mais uma iniciativa que une culturalmente os dois municípios vizinhos”. Em tom otimista, o vereador espera que esta iniciativa continue durante muitos mais anos. “Que continue a inovar-se sempre. Seja com chegadas de comboio ou até de barco”, acrescentou com uma gargalhada.

 

Maria do Carmo Cerqueira e Iolanda Pereira (mãe e filha), de Paredes de Coura, foram até Valença recordar tempos antigos

 

Entre a multidão, gente local e centenas de pessoas vindas de concelhos vizinhos. Exemplo disso, Maria do Carmo Cerqueira e Iolanda Pereira (mãe e filha) que vieram de Paredes de Coura para assistir ao desfile. “O meu pai era natural de Tui. Vim recordar tempos antigos”, contou-nos Maria do Carmo com um sorriso. “Em Paredes de Coura não há grande tradição de festejar os reis. Vim cá há uns anos atrás mas a Cavalgata está agora muito mais bonita”, avaliou. Questionada sobre se iria até Tui, Maria do Carmo teve resposta pronta. “Deus me livre!”, atirou sempre sorridente. “Só vim mesmo ver a saída”.

Esta cavalgata de caráter internacional, que contou com a participação de cerca de 150 figurantes, foi um dos pontos altos da festa dos reis da Eurocidade que ano após ano atrai um número crescente de turistas para acompanhar uma manifestação cultural muito enraizada nesta região raiana. A Cavalgata contou com a colaboração da Polícia Local, da GNR e dos Bombeiros Voluntários de Valença.

 

Veja a nossa galeria de FOTOS:

PUB

Últimas