PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

0

0

Destaques
Valença

Valença/Tui: Festival dos Teclados da Eurocidade começa esta quarta-feira

17 Agosto, 2021 - 09:36

26

0

PUB O IKFEM – International Keyboard Festival & Masterclass regressa de 18 a 22 de Agosto na Eurocidade Valença–Tui. Depois de vários meses com as fronteiras fechadas, a IX edição […]

PUB

O IKFEM – International Keyboard Festival & Masterclass regressa de 18 a 22 de Agosto na Eurocidade Valença–Tui. Depois de vários meses com as fronteiras fechadas, a IX edição do festival que tem como fio condutor os instrumentos de teclados  – como o piano, fortepiano, órgão, concertina, cravo, acordeão, sanfona, keytar e piano electrónico – volta a unir as margens e, ao longo de cinco dias, oferece uma programação eclética e segura, com concertos presenciais e ao ar livre.

Mantendo o diálogo entre as culturas, o IKFEM pretende, desde a sua primeira edição, fortalecer uma ponte entre Portugal e Espanha através da música. A representar Portugal vão estar o fadista Marco Rodrigues, o pianista Miguel Borges Coelho e o cantor João Afonso.

Os dois palcos, em ambas as margens – no Jardim das Amoreiras, dentro da fortaleza de Valença; e no passeio fluvial, sede do Club de Remo, em Tui – vão receber concertos especiais: a 18 de Agosto, Marta Zabaleta e Miguel Borges apresentam “Os Bailados de Stravinsky a dois pianos”; a 19, Marco Rodrigues e o pianista andaluz Andrés Barrios mostram como o fado, o jazz e o flamenco se podem cruzar; a 20, o Simant Duo que junta o virtuoso trompetista Rubén Simeó e o pianista Antonio Morant – interpretam bandas-sonoras e temas populares; e Eugenio Muñoz e Luis Delgado trazem música electrónica em Mecánica Popular. A 21 de agosto, a compositora e pianista Sheila Blanco apresenta, em Valença, poemas musicados numa homenagem a autoras como Carmen Conde, Ernestina de Champourcin, Concha Méndez ou Pilar de Valderrama. E no dia 22 poderemos assistir a um encontro de amigos em palco: o pianista argentino Juan Carlos Cambas – que acompanhou Dulce Pontes ao longo de uma década – traz “A Viaxe” que partilha com ícones da cultura galega e portuguesa: Uxía, João Afonso, Rosa Leiro e Bellón-Maceiras.

Recorde-se que as cidades fronteiriças Valença do Minho e Tui assinaram, a 10 de fevereiro de 2012, um protocolo para se juntarem como Eurocidade adoptando um modelo de gestão partilhada. Unidas pela Ponte Internacional, as duas cidades têm desde 2013 mais um elo de ligação, o IKFEM, festival fundado pela pianista Andrea González com o objetivo de criar um espaço de enriquecimento cultural onde não existam fronteiras geográficas, culturais e estéticas.

Os bilhetes já estão à venda e têm o preço simbólico de 6 euros, havendo ainda concertos de acesso gratuito, limitado à lotação. Toda a informação em http://www.ikfem.com.

 

[Fotografia: Arquivo / DR]

 

PUB

 

 

Últimas