PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Eurocidade Valença/Tui

Valença/Tui: Eurocidade vai assinalar Dia Internacional dos Arquivos com ação de formação

31 Maio, 2019 - 09:44

132

0

PUB A Eurocidade Valença/Tui vai celebrar o Dia Internacional dos Arquivos. A data assinala-se no próximo dia 9 de junho mas antes, no dia 6, quinta-feira, o Arquivo Municipal de […]

PUB

A Eurocidade Valença/Tui vai celebrar o Dia Internacional dos Arquivos. A data assinala-se no próximo dia 9 de junho mas antes, no dia 6, quinta-feira, o Arquivo Municipal de Tui, em Espanha, vai receber uma ação de formação sobre Preservação e Conservação de Documentos em Papel.

Com início às 10h00 (9h00 portuguesas), esta formação terá a duração de 4 horas e será ministrada por técnicos do Arquivo Municipal de Valença. As inscrições para esta sessão são gratuitas, mas limitadas. Podem ser feitas através do e-mail: arquivo@tui.gal

O Dia Internacional dos Arquivos foi instituído pela Assembleia Geral do CIA – Conselho Internacional de Arquivos, realizada no Québec, em novembro de 2007. Foi escolhida esta data, por ter sido precisamente a 9 de junho de 1948 que a UNESCO criou o CIA – Conselho Internacional de Arquivos.

O objetivo da criação do Dia Internacional de Arquivos é proporcionar condições para que se desenvolvam ações de promoção e divulgação da causa dos arquivos em todo o mundo.

Este dia é comemorado em Portugal com exposições, mostras, apresentações, e outros, em alguns dos arquivos pertencentes à Rede Portuguesa de Arquivos que compreende os arquivos nacionais e regionais. Todos os anos o desafio para a participação dos arquivistas portugueses é lançado pelo Conselho Internacional de Arquivos, na sua página da internet. Tradicionalmente, é possível visitar os arquivos de forma gratuita neste dia, e desfrutar de visitas guiadas.

 

[Fotografia: Ilustrativa / Direitos Reservados]

 

PUB

Últimas