PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Eurocidade Valença/Tui

Valença/Tui: Começa esta sexta-feira “o principal evento cultural da Eurocidade”

20 Julho, 2018 - 08:14

244

0

Começa esta sexta-feira, às 16h30 (hora portuguesa) em Tui, a 6ª edição do IKFEM – International Keyboard Festival & Masterclass. O evento foi qualificado pelo vereador da Cultura na Câmara […]

Começa esta sexta-feira, às 16h30 (hora portuguesa) em Tui, a 6ª edição do IKFEM – International Keyboard Festival & Masterclass. O evento foi qualificado pelo vereador da Cultura na Câmara de Valença, aos microfones da Rádio Municipal de Tui, como “o principal evento cultural da Eurocidade Valença/Tui”. Através desta emissora galega, o autarca deixou o convite a toda a comunidade e aos visitantes para aproveitar os próximos dias nestas duas cidades, que serão de muita música “neste espaço único que é a Eurocidade”.

O evento vai ter este ano como tema Women Sound. O festival vai homenagear as mulheres do mundo da música de forma abrangente: na programação, com concertos de artistas reconhecidas; na abordagem temática do repertório; e nas várias actividades culturais paralelas. Depois da inauguração, no Passeio Fluvial de Tui marcada para esta sexta-feira, o IKFEM muda-se para a Fortaleza de Valença do Minho onde se vão realizar os concertos do pianista António Oliveira, que apresenta “Diálogos de Género”, e da fadista Maria Ana Bobone, com “Piano & Fado”.

 

José Monte: “O IKFEM é o principal evento cultural da Eurocidade Valença/Tui”

 

Domingo, dia 22, no mesmo local, o destaque vai para a homenagem a Eugenia Osterberger pela pianista Beatriz López-Suevos, a soprano Susana de Lorenzo e a investigadora Rosario Martínez que vão dar a conhecer, num concerto comentado, a obra da compositora e pianista galega nascida na segunda metade do século XIX. Haverá também um concerto de piano a quatro mãos, “Las Danzas de la Vida”, pela directora do IKFEM, Andrea González, e Daniel Pereira.

Dias 23 e 24, o IKFEM volta para Tui. Segunda-feira actua Fernando Miguel Jalôto na Catedral, com “Concerto de Música Barroca para Órgão no Feminino”; e terça-feira, a pianista Rosa Torres-Pardo, a cantora Rocío Márquez e a actriz Clara Muñiz encerram o IKFEM com o recital “Desconcierto”, que terá lugar no Teatro Municipal de Tui. Haverá ainda um encontro aberto com a gaiteira e pianista Cristina Pato intitulado “Trascendiendo Disciplinas: El Artista Sostenible del siglo XXI”, dia 24, na sede da Universidade Nacional de Educação à Distância.

 

Festival abre com homenagem às vítimas da explosão em Tui

 

De referir, conforme já foi noticiado, que o IKFEM 2018 vai inaugurar esta sexta-feira no Passeio Fluvial de Tui com um programa de homenagem a todos os que foram afectados pela explosão na fábrica de material pirotécnico em Tui, no passado mês de Maio, e que resultou em dois mortos e 37 feridos. Junto à margem do Rio Minho, a sexta edição começa com os concertos de Júlio Resende, que apresenta o espectáculo “Amália, Fado & Further”, e Najla Shami, que traz “Latitudes”, mas também oferece outras actividades como aulas de yoga, prática de actividades aquáticas e animação infanto-juvenil. Uma inauguração com forte vertente solidária que contará com a presença dos que foram afectados pela explosão de Tui. “O IKFEM é das iniciativas mais emblemáticas da Eurocidade. Enviamos sempre o nosso abraço fraterno a todos os que tiveram prejuízos materiais e humanos com esta explosão. Esta é mais uma maneira de nos mostrarmos solidários e de não deixar esquecer esta realidade, para que as pessoas possam ser ressarcidas dos prejuízos que tiveram”, disse o presidente da Câmara de Valença à Rádio Vale do Minho.

 

Jorge Mendes: “O IKFEM  tem vindo a conquistar um espaço muito próprio não só na Europa e fora dela, dado que já começamos a ter especialistas e alunos de várias partes do mundo.”

 

Jorge Mendes congratula-se com um evento “que tem vindo a crescer de forma sustentada. “Estamos a falar de um festival que teve de criar o seu público e o seu espaço, mas um festival que soube diversificar. Tem vindo a conquistar um espaço muito próprio não só na Europa e fora dela, dado que já começamos a ter especialistas e alunos de várias partes do mundo”, realçou o edil valenciano.

Todas as atividades são de entrada gratuita, excepto o concerto de encerramento com Rosa Torres-Pardo, Rocío Márquez e Clara Muñiz, que terá um valor simbólico de 4 euros. Os bilhetes podem ser adquiridos no Teatro de Tui uma hora antes do início do concerto.

 

[Fotografia: Direitos Reservados]

 

Confira o programa do festival:

PUB

Últimas