PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Galiza
Valença

Valença/Tui: Bem-vindos ao desconfinamento… Esta manhã foi assim na fronteira

18 Maio, 2020 - 14:12

500

0

PUB Três quilómetros de fila. Objetivo? Atravessar a fronteira. Sempre de mãos dadas (até no desconfinamento!) o Alto Minho e a Galiza sofreram durante a manhã desta segunda-feira os efeitos […]

PUB

Três quilómetros de fila. Objetivo? Atravessar a fronteira. Sempre de mãos dadas (até no desconfinamento!) o Alto Minho e a Galiza sofreram durante a manhã desta segunda-feira os efeitos desta sincronia. Milhares de veículos em marcha lenta, de ambos os lados, aguardando pacientemente até ao único ponto de passagem para o lado de lá nesta região: a ponte nova Valença/Tui.

Desde a semana passada que o tráfego nesta zona tem vindo a aumentar de forma exponencial. De acordo com dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) divulgados pelo jornal La Voz de Galicia, na passada quinta-feira cruzaram a fronteira cerca de cinco mil pessoas. No mesmo dia da semana anterior foram 3.790.

Àquele jornal, o SEF confirma que este aumento exponencial deve-se sobretudo aos trabalhadores transfronteiriços, dado que se retomaram várias atividades como fábricas, cabeleireiros e pequenos comércios. No entanto, o SEF destaca também o transporte de mercadorias entre os dois países.

 

Fronteiras encerradas até 15 de junho

 

As fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha vão continuar encerradas até às 0h00 de 15 de junho devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus (COVID-19), segundo a resolução de Conselhos de Ministros publicada em Diário da República.

A resolução prorroga, “a título excecional e temporário, a reposição do controlo de pessoas nas fronteiras com Espanha até às 0h00 horas do dia 15 de junho de 2020”.

“Atendendo à avaliação da situação epidemiológica em Portugal e na União Europeia e às medidas propostas pela Comissão Europeia, importa garantir a segurança interna através de medidas adequadas que contenham as possíveis linhas de contágio, entre as quais, a manutenção da reposição, a título excecional e temporário, do controlo de pessoas nas fronteiras, com algumas exceções”, refere a resolução, – citada pelo jornal O Minho – sublinhando que estas medidas foram concertadas entre os governos de Portuguesa e de Espanha.

A resolução estabelece que entre as 0h00 horas do dia 14 de maio e as 0h00 horas do dia 15 de junho de 2020, “sem prejuízo de reavaliação a cada 10 dias e possível prorrogação, é reposto o controlo de pessoas nas fronteiras internas portuguesas”.

A resolução publicada alarga a possibilidade de passagem nas fronteiras aos trabalhadores sazonais com relação laboral comprovada documentalmente.

O controlo das fronteiras terrestres com Espanha está a ser feito desde as 23h00 do dia 16 de março em nove pontos de passagem autorizada devido à pandemia de COVID-19.

 

[Fotografia: Infomiño]

 

PUB

Últimas