PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença tem o primeiro Centro de Saúde do país com consultas de Oftalmologia

10 Fevereiro, 2023 - 21:00

1499

0

Município não perde de vista a reabertura do Serviço de Atendimento Permanente.

O Centro de Saúde de Valença reforçou a oferta de cuidados de saúde à população. A população passa agora a dispor da especialidade de Oftalmologia. 

 

Trata-se de uma iniciativa piloto da ULSAM. Este é o primeiro centro de saúde do país a ter esta valência médica.

 

“Capacitar o Centro de Saúde com novos serviços é uma boa notícia para os valencianos e região. Continuar este caminho de mais e melhores serviços de saúde em Valença é uma prioridade para o Município de Valença. Saúdo a visão estratégica da administração da ULSAM, na pessoa do Dr. Franklim Ramos, pela valorização e melhoria dos serviços públicos de saúde, prestados à nossa população”, disse o Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira.

 

As consultas de Oftalmologia decorrem às segundas e quartas-feiras e, quinzenal, também às quintas-feiras.

 

O Centro de Saúde de Valença dispõe atualmente de sete consultas hospitalares de especialidade, nomeadamente Oftalmologia, Endocrinologia, Pediatria, Psiquiatria, Psicologia, Hemoterapia e ainda Psicologia do CRI ( quinzenalmente ), que servem os utentes dos concelhos de Valença, Monção e Melgaço.

 

Relativamente à Medicina Geral e Familiar, nomeadamente a respeitante à saúde de adultos, saúde infantil, saúde juvenil, planeamento familiar, saúde materna e domicílios o Centro de Saúde conta, atualmente, com um corpo clínico constituído por 9 médicos e 10 enfermeiros.

 

Estes novos serviços médicos surgem na sequência do plano estratégico da ULSAM, em articulação com a Unidade de Cuidados Saúde Personalizados (UCSP) e em colaboração com Município de Valença, tendo em vista o alargamento das especialidades médicas disponibilizadas e a realização de investimentos estruturantes, nomeadamente e numa 1ª fase, a reabilitação e requalificação dos espaços, num investimentos de cerca de 600 mil euros.

 

Há, ainda, a intenção de, numa 2ª fase, avançar com a construção de um novo edifício, adjacente às atuais instalações do Centro de Saúde.

 

“Com estes investimentos, nas infraestruturas do Centro de Saúde, serão criadas condições para a conquista de mais especialidades médicas acessíveis aos utentes, ambicionando, assim, a reabertura do Serviço de Atendimento Permanente (SAP)”, aponta a autarquia.

 

De realçar, também, que em breve será aberto ao público, também, um Balcão SNS24, na sede da Junta de Freguesia de Cerdal, espaço que facilitará o acesso dos cidadãos a diversos serviços e procedimentos administrativos e de saúde.

 

 

[Fotografia: Município Valença]

Tópicos:

#Saúde

Últimas