PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Valença

Valença: Também viu este veículo ‘estranho’ hoje? – Saiba TUDO sobre ele [VÍDEO]

31 Maio, 2022 - 16:08

3059

0

Extremamente baixo, de cor amarela, design futurista, uma espécie de antena com uma luz intermitente, um condutor e… movido a pedais.

Foi ao início da manhã que, na zona de Gandra, em Valença, alguns condutores foram surpreendidos em plena Estrada Nacional 101 por um veículo amarelo que tinha tanto de estranho como de insólito. 

 

Extremamente baixo, de cor amarela, design futurista, uma espécie de antena com uma luz intermitente, um condutor e… movido a pedais. Impossível passar despercebido.

 

 

De onde veio? Quem é?

Comecemos pelo piloto. Segundo o jornal El Progreso, era Armin Ziegler. Um engenheiro civil de nacionalidade suiça, com 65 anos de idade. Conta o periódico que alimentava há vários anos o sonho de fazer uma viagem desde aquele país até à cidade de Lugo, na Galiza, num veículo a pedais. Porquê Lugo? É lá que moram a filha e os netos.

 

No passado mês de janeiro, Armin Ziegler vendeu a empresa de construção aerodinâmica onde trabalhava. Aposentou-se e arranjou mais tempo para dedicar-se ao sonho que tanto queria realizar. 

 

Acabou por encontrar um veículo leve. Extremamente areodinâmico, com capacidade para ele e para o menor peso de bagagem possível.

 

Fez as contas, e teria de fazer 150 a 200 quilómetros por dia durante duas semanas a pedalar a uma velocidade média de 40 km/h.

 

Conseguiu. Saiu de Neuchâtel, na Suiça, e chegou com êxito a Lugo, na Galiza, na passada terça-feira. Ainda a tempo de marcar presença na primeira comunhão do neto, Andrés.

 

 

Armin Ziegler junto à catedral de Lugo, após ter pedalado milhares de quilómetros

[Fotografia: El Progreso]

 

 

Muita pedalada

Claro que o engenheiro já traz muita pedalada ao longo de décadas. “Comecei a andar de bicicleta com maior regularidade aos 40 anos. Cheguei a fazer percursos de 500 quilómetros. Pedalei pela Argentina, Islândia e também pela costa oeste dos EUA”, contou ao El Progreso.

 

Mas Armin Ziegler queria algo mais elaborado para cumprir o seu sonho. Algo que conseguisse vencer a resistência do vento. Encontrou o que queria numa empresa alemã.

 

 

Visto em Valença

Esta terça-feira, o engenheiro foi captado a pedalar pela EN101 em Valença. Dado que já cumpriu o seu objetivo, está agora por apurar até onde pedalava o engenheiro civil.

 

Há quem aponte a possibilidade de ele estar a dirigir-se para Santiago de Compostela.

 

Seja qual for o destino, agora já sabe de quem se trata… caso um destes dias encontre este pequeno veículo amarelo na estrada.

 

 

Veja o vídeo de Armin Ziegler captado em plena EN101, em Valença [créditos: Laurinda Alves]

 

Últimas