PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença: Secretário de Estado da Alimentação abre ‘Sabores da Aldeia’ na próxima sexta-feira

14 Abril, 2015 - 17:42

196

0

Certame vai prolongar-se até domingo. Não vão faltar os manjares de bacalhau, o anho, o cabrito, o porco no espeto, e o Caldo Verde de Valença.

O Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar vai estar na próxima sexta-feira em Valença. Nuno Vieira e Brito vai presidir à abertura da IV edição do ‘Sabores da Aldeia’. O certame vai prolongar-se até domingo. Nos petiscos os enchidos, o presunto, o bolo do tacho, as pataniscas de lampreia, a orelha de porco, as belouras e tantas outras iguarias. Nos pratos os celebres manjares de bacalhau, o anho, o cabrito, o porco no espeto, o Caldo Verde de Valença, uma das 7 maravilhas gastronómicas de Portugal e tantos outros menus tradicionais para saborear. Acompanham a doçaria tradicional e vinhos verdes de Valença, num convite a descobrir os sabores da gastronomia local. “É um evento onde convidamos todas as associações culturais do concelho para a confeção dos diversos pratos regionais e mostrar o que de melhor se faz no Alto Minho. Será uma forma de divulgarmos a nossa gastronomia a todos os que visitem Valença nessa altura”, explicou à Vale do Minho José Monte, vereador na Câmara valenciana.
A iniciativa é da Câmara Municipal de Valença em colaboração com as juntas de freguesia e associações do concelho, que se empenham em mostrar o riquíssimo património gastronómico, tradicional e característico de cada uma delas.
Três dias em que o ambiente será o ideal para almoçar, jantar, petiscar e provar os vários pratos tradicionais. Está também prometido divertimento com o variado programa de animação popular. O Grupo 6tàs9, Zézé Fernandes, as arruadas de bombos e um festival folclórico com os agrupamentos valencianos darão as notas da animação musical do certame recheado de tradição.
A iniciativa “Sabores da Aldeia” completa-se com a Feira de Artesanato e Produtos Locais, no Jardim das Amoreiras, na Fortaleza, onde será possível apreciar e adquirir produtos como os vinhos de Valença, os fumeiros, a broa de milho, a doçaria tradicional, produtos do campo e artesanato local.
A cerimónia de abertura está agendada para as 19h00, no interior da Fortaleza de Valença.

Últimas