PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença: São Pedro da Torre acolhe ‘Sabores da Lampreia’ entre 11 e 13 de março

1 Março, 2016 - 09:02

183

0

Evento promete dar a conhecer e a provar aos visitantes as mais variadas formas de confeccionar este prato típico da região.

São Pedro da Torre, em Valença, acolhe entre 11 e 13 de março a 7ª edição do Festival Gastronómico “Sabores da Lampreia”. Um evento que promete dar a conhecer e a provar aos visitantes as mais variadas formas de confeccionar este prato típico da região. Em declarações recentes à rádio Vale do Minho, o presidente da Câmara considera que é uma excelente oportunidade económica sobretudo para a comunidade piscatória daquela zona. “É também uma excelente oportunidade para a restauração em geral e para todos os que nos visitam”, realçou.
Entretanto, desde os primeiros dias de fevereiro que a lampreia já manda nos restaurantes de toda a cidade de Valença. Até ao final de março, 24 restaurantes do concelho vão servir este prato que pode ser confecionado de variadas formas. A lampreia à bordalesa é a mais famosa, mas há ainda o arroz de lampreia que também não fica atrás. “Esperamos uma grande afluência dos apreciadores da lampreia do rio Minho. É um ex-libris da região, mas é também uma referência de Portugal e além fronteiras. Este é um momento importante não só para o negócio da restauração mas também para a visitação do nosso património”, considerou Jorge Mendes.
As caixas registadoras dos restaurantes deverão funcionar com maior intensidade nesta altura. No entanto, o presidente da Câmara apela à moderação nos preços. “Sempre que os municípios promovem um determinado prato, resultam em momentos especiais e o objetivo passa por fazer com que quem nos visita venha ainda mais vezes. Fica o apelo para que haja algum cuidado e bom senso nestas alturas, mas acreditamos que os profissionais da nossa restauração têm consciência disso”, concluiu Jorge Mendes.
De referir que esta promoção da lampreia em Valença está integrada na iniciativa “Lampreia do rio Minho – Um Prato de Excelência”. Trata-se de um projeto da Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho, em parceria com os seis municípios do Vale do Minho – Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira -, e que visa a promoção de um recurso local com forte impacto na economia local – a lampreia – tornando o Vale do Minho um destino gastronómico de excelência.

Últimas