PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença: Santuário totalmente consumido pelas chamas [FOTOS]

1 Agosto, 2022 - 19:05

1869

0

PJ descarta cenário de vandalismo.

A população de Fontoura, na freguesia de Valença, não terá ganho para o susto ao princípio da tarde deste domingo quando um pequeno santuário – em honra do Senhor do Livramento – começou a arder.

 

A estrutura, com cerca de um metro de largura e dois de altura, está localizada na chamada Estrada da Casa Alta.

 

Apurou a Rádio Vale do Minho que passavam poucos minutos das 13h30 quando o fumo e as chamas vindas do interior alarmaram vários populares. Ato contínuo, acorreram a apagar o fogo com todo o material que tinham à mão.

 

A intervenção dos Bombeiros não chegou a ser necessária. No entanto, os danos causados pelas chamas foram significativos.

 

“O santuário tem portas que podem ser abertas pela população para colocar velas lá dentro. Depois, ficam naturalmente fechadas. Com todo este calor e com as velas acesas lá dentro terá acontecido o pior”, disse à Rádio Vale do Minho o presidente da Junta de Freguesia de Fontoura, André Rodrigues, que descarta já qualquer hipótese de vandalismo.

 

“A GNR e a Polícia Judiciária estiveram cá e já colocaram esse cenário de parte. Tratou-se sem dúvida de um infeliz incidente”, lamentou o autarca deixando o alerta à população quanto ao perigo que as velas constituem nesta altura de maior calor.

 

As chamas provocaram danos significativos. “A imagem do Senhor do Livramento ficou bastante danificada. O restauro total da capela deverá ficar por mais de 5 mil euros”, prevê o presidente da Junta.

 

 

Veja as fotos [cedidas à Rádio Vale do Minho]

 

 

A semana começou com vários concelhos do Alto Minho a apresentar temperaturas máximas muito próximas dos 40ºC, nomeadamente Monção (39ºC), Valença e Melgaço (com 38ºC).

 

As noites vão continuar quentes, com temperaturas acima dos 20ºC até terça-feira.

 

A partir de quarta-feira, as temperaturas vão começar a baixar no Alto Minho. De 39ºC, os termómetros deverão chegar ao próximo fim-de-semana em 32ºC de máxima. As mínimas também vão descer, mas de forma mais ligeira até aos 18ºC a 19ºC.

 

O vento vai soprar fraco, podendo ser moderado durante o dia de quarta-feira.

 

 

[Fotografias: cedidas à Rádio Vale do Minho]

Últimas