PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença saiu à rua… e Bruxelas já começou a ceder! (já há recuos)

6 Fevereiro, 2024 - 10:16

545

0

Protesto começa a dar resultados.

No dia em que os agricultores de Valença saíram à rua, a Comissão Europeia acaba de anunciar que vai dar um passo atrás no seu plano de cortar em 50% o uso de pesticidas na Europa.

 

Segundo o Notícias ao Minuto, foi anunciada há instantes a retirada de uma lei polémica que visava reduzir a utilização de pesticidas em toda a União Europeia, marcando assim a primeira derrota do Pacto Ecológico.

 

O chamado Regulamento de Utilização Sustentável (SUR) foi apresentado pela primeira vez em junho de 2022 com o ambicioso objetivo de reduzir para metade a utilização de pesticidas até 2030.

 

 

[Fotografia: Cedida à Rádio Vale do Minho]

 

 

Também previa a proibição total desses produtos em áreas sensíveis, como espaços verdes urbanos e sítios Natura 2000, e promovia a adoção de alternativas de baixo risco.

 

A decisão surge no meio de uma crescente reação da Direita contra o Pacto Ecológico Europeu e de protestos generalizados de agricultores furiosos, que, entre outras queixas, afirmam que a carga que lhes é imposta pela regulamentação ambiental é excessiva.

 

A SUR causou divisões desde o seu início e foi objeto de fortes pressões por parte do sector agrícola. No ano passado, foi rejeitada pelo Parlamento Europeu com 299 votos a favor, 207 contra e 121 abstenções.

 

 

[Fotografia capa: Cedida à Rádio Vale do Minho]

Últimas