A freguesia de São Pedro da Torre, em Valença, está em contagem decrescente para o regresso do afamado festival gastronómico Sabores da Lampreia. O evento arranca na próxima sexta-feira e prolonga-se até domingo.
Regressa após dois anos de suspensão, devido às restrições pandémicas.
Uma das principais novidades, conforme avançou a Rádio Vale do Minho em primeira mão, é que os sabores da lampreia deixarão de ser cinco. Vão passar a ser mais. Quantos? Ainda é segredo.
A tenda do evento (ou melhor… as tendas) já estão quase prontas e apresentam também várias alterações.
“Haverá um espaço mais cómodo para as pessoas estarem enquanto aguardam mesa”, explicou o Presidente da Junta.
A zona de alimentação será maior e poderão existir bancas de venda de artesanato e outros produtos locais no exterior, o que irá depender evidentemente das condições meteorológicas.
Veja o vídeo [créditos: JF São Pedro da Torre]
Este festival vai para a 12ª edição. Promete uma vez mais, dar a conhecer e a provar aos visitantes as mais variadas formas de confeccionar a lampreia. A lampreia à bordalesa é a mais famosa, mas há ainda o arroz de lampreia que também não fica atrás.
De referir que esta promoção da lampreia em Valença tem estado integrada na iniciativa Lampreia do rio Minho – Um Prato de Excelência. Trata-se de um projeto da ADRIMINHO – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho, em parceria com os seis municípios do Vale do Minho – Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira -, e que visa a promoção de um recurso local com forte impacto na economia local – a lampreia – tornando o Vale do Minho um destino gastronómico de excelência.
Comentários: 0
1
0