PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Valença

Valença: S. Pedro da Torre inaugurou estátua em homenagem à arte da pesca da lampreia

16 Março, 2019 - 16:12

617

0

A Junta de S. Pedro da Torre, em Valença, inaugurou esta sexta-feira uma estátua em homenagem à arte piscatória da lampreia praticada naquela freguesia há séculos. Da autoria de Jorge […]

A Junta de S. Pedro da Torre, em Valença, inaugurou esta sexta-feira uma estátua em homenagem à arte piscatória da lampreia praticada naquela freguesia há séculos. Da autoria de Jorge Simões, artista amador natural de Coimbra, a obra representa um pescador no seu barco, em plena atividade, no momento em que puxa as redes do rio com as ansiadas lampreias capturadas. “O importante é o que esta obra representa para a nossa comunidade. Todos nós sabemos que esta freguesia sempre esteve ligada ao rio, está e sempre continuará ligada a ele. Uma atividade que em tempos teve importância por motivos de subsistência e hoje também importante porque é graças a ela que temos o Festival Gastronómico Sabores da Lampreia”, disse o presidente da Junta de Freguesia, António Joaquim Dias (PS), no seu discurso. “O objetivo é enaltecer a memória desta arte piscatória. É uma forma de perpetuá-la no futuro”, acrescentou.

Por sua vez, aos microfones da Rádio Vale do Minho, o escultor mostrou-se visivelmente satisfeito com mais uma obra exposta. Desta vez em pleno Alto Minho. “Demorei três meses a concluir esta obra. É feita com aço e ferro”, contou o artista, de 59 anos de idade. “Este convite surgiu numa conversa de amigos. Já tenho alguns trabalhos em Coimbra e a coisa proporcionou-se”, continuou sem poupar elogios a Valença. “É uma cidade muito bonita. Já tinha vindo várias vezes ao Gerês e este convite foi algo espetacular porque esta é uma zona que gosto muito”.

De referir que está a decorrer nesta freguesia, desde esta sexta-feira e até este domingo, a 10ª edição do Festival Gastronómico Sabores da Lampreia. Um evento que está, uma vez mais, a dar a conhecer e a provar aos visitantes as mais variadas formas de confeccionar este prato típico da região.

Até 15 de abril, várias dezenas de restaurantes da região elegem a lampreia Rainha e fazem dela os mais saborosos pratos. Neste certame, o visitante poderá saborear o ciclóstomo confecionado de variadas formas. A lampreia à bordalesa é a mais famosa, mas há ainda o arroz de lampreia que também não fica atrás.

 

PUB

Últimas