PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença revela números de vítimas de violência doméstica e psicológica no concelho

19 Janeiro, 2024 - 11:05

268

0

Há 19 situações sinalizadas, em todo o concelho.

A Comissão Municipal de Proteção e Promoção de Pessoas Idosas e Adultos Dependentes de Valença reuniu esta semana para fazer um balanço da atividade desenvolvida ao longo de 2023 e preparar as ações para este ano.

 

Ao longo de 2023 esta comissão acompanhou 19 situações sinalizadas, em todo o concelho.

 

Destes 19 casos sinalizados, sete dizem respeito a situações de saúde mental, as demais situações sinalizadas prendem-se com situações de violência doméstica e psicológica.

 

Ao longo do ano de 2023 foram, também, sinalizados casos em que os seniores viviam em situações habitacionais consideradas insalubres.

 

“A comissão, com os recursos que dispõem, têm procurado atenuar estas condições”, garante o Município.

 

A Comissão Municipal de Proteção de Pessoas Idosas e Adultos Dependentes de Valença tem por objetivo melhorar a qualidade de vida dos idosos e adultos dependentes do concelho, através da proteção e promoção dos direitos dos idosos quando está em risco a segurança, saúde, direitos sociais e a dignidade humana.

 

Esta comissão foi criada no âmbito da Rede Social de Valença e tem como missão a resolução dos problemas dos seniores e adultos dependentes mais fragilizados do concelho.

 

A sua intervenção é orientada para “o apoio especializado à pessoa idosa e aos cuidadores formais e informais, disponibilizando suporte informativo, orientação e encaminhamento social, apoio psicológico e jurídico e sinalização das situações problema”.

 

A coordenação desta comissão é da responsabilidade da Câmara Municipal de Valença.

 

 

 

[Fotografia: Ilustrativa/DR]

Últimas