PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença: Requalificação da Fortaleza deverá estar concluída em Março de 2019

28 Maio, 2018 - 10:02

792

0

A requalificação total da fortaleza de Valença, iniciada em 2004, vai terminar em 2019. Ouvido pela Rádio Vale do Minho, o presidente da Câmara, Jorge Mendes, espera que a quarta […]

A requalificação total da fortaleza de Valença, iniciada em 2004, vai terminar em 2019. Ouvido pela Rádio Vale do Minho, o presidente da Câmara, Jorge Mendes, espera que a quarta e última fase da empreitada esteja concluída em março do próximo ano. Terá um valor de dois milhões de euros. “A partir daí, poderemos a utilizar mais verbas do Município para embelezar um poucos mais outros espaços e recantos do nosso concelho”, disse o edil social-democrata. A obra, explicou, vai colocar ponto final aos cabos elétricos e de telefones suspensos. As infraestruturas vão todas passar para as galerias técnicas.

Esta fase ira encerrar um ciclo de intervenções de requalificação da Fortaleza – financiado pelo programa Norte 2020 – e cujo o investimento global ascende aos 8,5 milhões de euros. Prevê um estacionamento mais ordenado, mais espaços verdes e circuitos pedonais no topo da muralha. No horizonte da autarquia continua o sonho de ver a Fortaleza elevada pela UNESCO a Património Mundial. Recorde-se que Valença faz parte de uma candidatura conjunta das Fortalezas Abaluartadas onde estão incluídos também os municípios de Elvas, Almeida e Marvão. É apadrinhada pelo presidente da República e já está inscrita na Lista Indicativa de Portugal, da UNESCO, rumo à classificação como Património Mundial. “Continuamos sempre a trabalhar nesse sentido. Independentemente da data em que essa elevação aconteça, o nosso trabalho é sempre melhorar… melhorar… melhorar!”, sublinhou Jorge Mendes. “Isto para aqueles que nos visitem levem daqui uma experiência muito agradável e para aqueles que não conhecem sintam o apetite em visitar-nos”, acrescentou.

A fortaleza de Valença, monumento nacional assume particular importância pela dimensão com uma extensão de muralha de 5,5 quilómetros, e pela história, tendo sido, ao longo dos seus cerca de 700 anos, a terceira mais importante de Portugal.

Últimas