PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

2

0

Valença

Valença reforça rede de emergência – Há mais desfibriladores e mais técnicos prontos a atuar

3 Outubro, 2023 - 17:56

879

0

Socorro imediato.

O Município de Valença adquiriu mais um desfibrilador. O aparelho foi instalado na viatura da Proteção Civil Municipal para prestar assistência móvel sempre que necessário.

 

Valença dispõe agora de três aparelhos do género. Sobre os outros dois, um está localizado no Parque de Estacionamento da Coroada, na Fortaleza e pode dar apoio de emergência ao centro histórico, principal ponto dos fluxos turísticos da cidade.

 

O outro desfibrilador está localizado no Pavilhão Municipal e está apto a prestar socorro à zona escolar e desportiva de Valença.

 

“Com estes três equipamentos Valença reforça a rede de emergência pronta ao cidadão, permitindo socorrer, de imediato, nas ocorrências”, aponta o Município.

 

O número de técnicos municipais para atuar, também, foi reforçado totalizando neste momento 18 operacionais, distribuídos por equipamentos e serviços municipais com acesso direto a estes equipamentos.

 

A mais recente ação de formação e capacitação destes técnicos decorre nos Serviços Municipais da Proteção Civil a cargo de um formador da Cruz Vermelha Portuguesa certificado pelo INEM.

 

“Estes equipamentos, são medidas preventivas e pretendem reforçar as condições de segurança, estando localizados nas zonas de maior atividade e movimento de pessoas da cidade”, acrescenta.

 

O Desfibrilador Automático Externo permite diagnosticar automaticamente arritmias cardíacas de fibrilação ventricular e taquicardia ventricular nos pacientes.

 

Para além de diagnosticar tem a potencialidade de as tratar permitindo que o coração retome o ciclo normal. Estes equipamentos são considerados essenciais para uma primeira resposta pronta.

 

 

 

[Fotografia: Município Valença]

Últimas