PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Valença

Valença: Rara ‘nuvem arco-íris’ captada na freguesia de Arão

12 Agosto, 2020 - 16:12

429

0

PUB O fenómeno foi fotografado durante a tarde da passada segunda-feira por António Souto, na freguesia de Arão, em Valença. Proprietário de um café, fez uma pausa no trabalho e […]

PUB

O fenómeno foi fotografado durante a tarde da passada segunda-feira por António Souto, na freguesia de Arão, em Valença. Proprietário de um café, fez uma pausa no trabalho e olhou para o céu.

“Aconteceu entre as 18h30 e as 19h00. Achei o espetáculo bonito e tirei uma fotografia com o telemóvel para mais tarde recordar”, contou António Souto à Rádio Vale do Minho. “Nunca tinha visto mesmo nada assim. Um arco íris dentro de uma nuvem”, descreveu.

A foto ficou guardada no telemóvel, até esta quarta-feira. Data em que António Souto viu a notícia das nuvens mammatus que apareceram em vários pontos do Vale do Minho. Decidiu então partilhá-la connosco.

Aquilo que o proprietário não sabia é que tinha presenciado uma irisação. Trata-se de um fenómeno natural raro que dá origem às chamadas nuvens iridiscentes.

A irisação ocorre quando a luz solar é defratada nas nuvens, cristais de gelo e partículas atmosféricas, sendo que a luz branca se decompõe em todas as cores do arco-íris e é projetada no céu, à semelhança do que acontece quando a luz branca atravessa um prisma.

 

[Fotografia: António Souto]

 

PUB

 

Últimas