PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença: Quase meia centena de figurantes vai recriar Guerra da Restauração

21 Setembro, 2016 - 10:49

215

0

A partir das 21h00, a cidade vai recuar quatro séculos no tempo.

Valença vai recriar o período da recuperação da independência de 1640 e o fim da Monarquia Dual na próxima sexta-feira.
A partir das 21h00, a cidade vai recuar 376 anos no tempo com um momento que promete reviver os combates entre portugueses e castelhanos que marcaram o fim da dinastia dos Filipes em Portugal e a recuperação da independência nacional.
No total, serão 47 figurantes que vão realizar cinco dos momentos mais marcantes vividos em Valença na época das Guerras da Restauração. Os combates, em São Pedro da Torre, em 1658, entre o exercito português e castelhano, comandado pelo general Luís Gonzaga, serão recriados no largo das Portas do Sol. No interior da Fortaleza, o Largo dos Inválidos, receberá a recriação da assistência médica aos militares feridos em combate.
A defesa da Fortaleza de Valença será recriada na parte superior das Portas do Meio e do Baluarte da Esperança, nos caminhos de ronda, com a participação de figurantes de militares castelhanos e portugueses. O Jardim das Amoreiras, recriará o emblemático comércio e contrabando do sal em que Valença, durante séculos, foi o principal interposto entre o norte de Portugal e a Galiza. As tabernas, a Roda dos Expostos, o ambiente festeiro dos militares e da população da fortificação será recriado no Revelim da Coroada.
Entre as cinco recriações históricas os momentos musicais estarão a cargo do grupo “Fados & Tal”. Esta atividade insere-se na programação das Jornadas Europeias do Património.

Últimas