As últimas semanas não têm sido fáceis para os condutores que diariamente percorrem a Estrada Nacional (EN) 101, Valença/Monção ou vice-versa.
Aquela via está a ser objeto de requalificação. Há maquinaria pelo caminho a colocar novo tapete betuminoso… e semáforos, claro.
Trânsito alternado, com esperas que são um calvário para condutores que desesperam a ver o tempo a passar.
“Acreditamos que até final de outubro toda a intevenção esteja concluída”, avançou esta terça-feira à Rádio Vale do Minho o Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira.
“É bom lembrar que isto é para o bem e segurança de todos. Após estas obras, todo aquele troço da EN101 ficará com melhores condições de circulação”, destacou.
O investimento ronda os 6,5 milhões de euros.
José Manuel Carpinteira congratula-se com o avanço de uma obra que “é a resposta a uma reivindicação antiga de todo o Vale do Minho, extremamente necessária para a requalificação da principal ligação norte de Valença a Monção que carecia de uma intervenção de fundo e adequação aos tempos atuais e ao seu intenso volume de tráfego”.
A obra tem por objetivo a melhoria das condições de circulação e segurança rodoviária desta via, reabilitando o pavimento, complementado com a requalificação das bermas e valetas, a construção de passeios, a colocação de sinalização e equipamentos de segurança.
A obra está a desenvolver-se ao longo de 15 quilómetros, desde o Largo Dr. Acácio Fernandes, em Valença, até ao cruzamento da EN101 com a EN 202, em Monção.
Rotunda em Friestas desnecessária, mal feita , remandaram agora.
Quando ha chuvas fortes ha sempre grandes quantidades de agua no final da reta de verdoejo ate ao restaurante cozinheiro, fizeram uma divisória que nao vai deixar a agua escoar, estas obras ja começaram no verão do ano passado , espero que se lembrem de colocar iluminação se é para melhorar que melhorem a serio e não apenas um tapete liso por dois meses.
Uma vergonha o tempo que estão a demorar as obras, comparando com as obras que fizeram em Espanha que começou ao mesmo tempo, um distribuídor vial á entrada de Tui, já o inauguraram e ficou uma uma maravilha, a estrada que estão a “melhorar” , parecem obras feitas ao estilo do terceiro mundo., não tem fim à vista e ainda por cima dizem que vão gastar seis milhões.
espero que também pensem na estrada monção melgaço
Há outro modo de fazer as obras,
Por isso Espanha quase sempre nos ganha,
Estamos atrasados.
São Pedro da torre a Caminha igual , sempre as obras no verão quando há mais turismo e calor.
Vamos lá ver quanto tempo vai durar o pavimento, a ver se daqui a 2 ou 3 anos não teremos os famosos remendos e esperar que as águas pluviais caiam para as valetas e não fiquem em ( charcos ) na faixa de rodagem . A ver se os níveis não se tornam desníveis, chegando ao fim das obras é que poderemos avaliar com as chuvas de inverno, espero não ter razão …