PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença: Quando Lisboa tremeu, esta Feira (muito provavelmente) já se realizava [FOTOS]

28 Outubro, 2023 - 20:46

3409

0

Feira dos Santos.

A Feira dos Santos de Cerdal, em Valença, é um evento seguramente com mais de 300 anos. No entanto, a primeira edição, segundo a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), pode até remontar aos tempos do rei Filipe IV de Espanha, que reinou naquele país entre 1621 e 1665. 

 

Ou seja, esta feira pode até ter mais de 400 anos. 

 

Lisboa tremeu violentamente no dia 1 de Novembro de 1755. Nesse dia, as pessoas por cá nem terão dado conta da real dimensão da tragédia na capital. Muito provavelmente, terá sido dia de mais uma feira em Cerdal: a Feira dos Santos.

 

Tanto tempo, tanta história e tanta tradição concentrada num só ponto só podiam ter um destino: a elevação a Património Cultural Imaterial. Aconteceu esta sexta-feira, conforme noticiou a Rádio Vale do Minho.

 

 

 

[Fotografia: Município Valença]

 

 

 

 

Mas o que tem esta feira de tão especial?

É conhecida por ser a mãe de todas as feiras do Noroeste Peninsular. Atrai milhares de pessoas vindas do Norte de Portugal e da Galiza. Se está a pensar ir, vá cedo. A autoestrada A3 fica literalmente entupida às primeiras horas da manhã.

 

Lá dentro, são mais de 400 tendas onde se vende de tudo. Ou quase.

 

O vestuário, as louças, o calçado, as tasquinhas, o gado bovino, caprino e ovino, os produtos do campo, as maquinarias agrícolas, as diversões e uma infinidade de outros atrativos prometem fazer as delícias dos visitantes.

 

 

 

[Fotografia: Município Valença]

 

 

[Fotografia: Município Valença]

 

 

O dia 1 de novembro (Dia dos Santos) é o dia principal e o 2 de novembro está destinado à “Feira das Trocas”.

 

Uma das marcas da feira são os frutos da época, sobretudo os famosos Pericos dos Santos. Os pericos, uma “pequena pera”, são típicos de Valença e tem no concelho, para além da sua origem, as maiores áreas de produção.

 

 

 

[Fotografia: Município Valença]

 

 

Manda a tradição que nas noites de 31 de outubro e 1 de novembro, a Feira dos Santos é o destino para provar os vinhos novos e saborear os petiscos locais como os rojões, as moelas, as bifanas e o bacalhau, entre muitas outras iguarias. Nas tasquinhas anima-se a noite, ao som das concertinas e soltam-se as mais engraçadas cantigas de desgarrada.

 

Na Pista das Corridas os ginetes mostram a beleza do nosso cavalo, o Garrano. As corridas de cavalos, em passo travado, decorrem no dia 1, a partir das 14h30.

 

 

 

[Fotografia: Município Valença]

Últimas