PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença: Quando fica totalmente reparada a muralha? Eis a DATA

28 Maio, 2024 - 12:12

1

0

Pano de muralha da fortaleza colapsou com as chuvas de 1 de janeiro de 2023.

Vão ser 270 dias de obra. No início de março do próximo ano, deverá estar totalmente reconstruído o pano de muralha da fortaleza que colapsou com as chuvas de 1 de janeiro de 2023.

 

O auto de consignação da reconstrução foi assinado esta terça-feira. A obra foi adjudicada à empresa Gosto Ideal, Unipessal Lda. O investimento é de 1,3 milhões de euros.

 

“Esperamos agora que a obra decorra como está projetada. Passou mais de um ano desde o colapso do pano da muralha, mas foi um tempo necessário para executar o projeto, abrir concurso público e aguardar o visto do tribunal de contas. O financiamento está garantido através da Direção-Geral das Autarquias Locais e do Fundo de Salvaguarda do Património Cultural”, referiu o Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira após a assinatura do documento.

 

 

Derrocada aconteceu no dia 1 de janeiro de 2023

[Fotografia: Arquivo/Município Valença]

 

 

A Fortaleza de Valença é monumento nacional desde 14 de março de 1928 e encontra-se em processo de classificação como Património da Humanidade pela UNESCO.

 

Em 1 de janeiro de 2023, duas zonas da muralha sofreram derrocadas e outras partes daquela estrutura foram identificadas como estando em risco de derrocada, com diversas fissuras, na parte norte da fortaleza.

 

A fortaleza, principal ex-líbris da cidade de Valença, é anualmente visitada por mais de dois milhões de pessoas.

 

O monumento nacional assume particular importância pela dimensão, com uma extensão de muralha de 5,5 quilómetros, e pela história, tendo sido ao longo dos seus cerca de 700 anos a terceira mais importante de Portugal.

 

 

 

[Fotografia capa: Rádio Vale do Minho]

Últimas