Vão ser 270 dias de obra. No início de março do próximo ano, deverá estar totalmente reconstruído o pano de muralha da fortaleza que colapsou com as chuvas de 1 de janeiro de 2023.
O auto de consignação da reconstrução foi assinado esta terça-feira. A obra foi adjudicada à empresa Gosto Ideal, Unipessal Lda. O investimento é de 1,3 milhões de euros.
“Esperamos agora que a obra decorra como está projetada. Passou mais de um ano desde o colapso do pano da muralha, mas foi um tempo necessário para executar o projeto, abrir concurso público e aguardar o visto do tribunal de contas. O financiamento está garantido através da Direção-Geral das Autarquias Locais e do Fundo de Salvaguarda do Património Cultural”, referiu o Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira após a assinatura do documento.
Derrocada aconteceu no dia 1 de janeiro de 2023
[Fotografia: Arquivo/Município Valença]
A Fortaleza de Valença é monumento nacional desde 14 de março de 1928 e encontra-se em processo de classificação como Património da Humanidade pela UNESCO.
Em 1 de janeiro de 2023, duas zonas da muralha sofreram derrocadas e outras partes daquela estrutura foram identificadas como estando em risco de derrocada, com diversas fissuras, na parte norte da fortaleza.
A fortaleza, principal ex-líbris da cidade de Valença, é anualmente visitada por mais de dois milhões de pessoas.
O monumento nacional assume particular importância pela dimensão, com uma extensão de muralha de 5,5 quilómetros, e pela história, tendo sido ao longo dos seus cerca de 700 anos a terceira mais importante de Portugal.
Comentários: 0
0
0