PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença: PSD apresentou «projeto coerente» perante uma sede completamente cheia

24 Agosto, 2017 - 06:01

193

0

Candidato social-democrata recordou vitórias dos últimos quatro anos e deixou garantias ao eleitorado.

A nova sede de campanha do PSD Valença foi pequena para acolher as várias dezenas de militantes e simpatizantes do partido que esta quarta-feira quiseram assistir à inauguração do espaço. Ficou gente à porta. E fora da porta também. Mas sem arredar pé e a tentar esticar o pescoço para ver melhor o que se ia passando no interior.
A noite era de apresentação dos candidatos à Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Juntas de Freguesia, mas o protocolo acabou até por ser invertido e o «rosto» da corrida subiu ao palanque. Sorridente, Jorge Mendes deu as boas-vindas à moldura humana que o aplaudia em força.
Podia ter sido a frase final, mas Jorge Mendes começou de forma direta. “Convosco, teremos uma grande vitória no dia 1 de outubro!”, exclamou. O aplauso foi estrondoso. De seguida, o candidato social-democrata chamou a atenção para o slogan da campanha e passou a demonstrar porque é que Valença está no «bom caminho». “Orgulho-me do trabalho que fizemos ao longo destes oito anos. Foi um trabalho de dedicação, de empenho com todos vós. Com esse orgulho, temos também a humildade de assumir que não conseguimos fazer tudo e nem sempre fizemos tudo bem”, assumiu. “Mas cá estamos, com a mesma determinação, para superar as dificuldades. Vencer novos desafios em prol de uma Valença mais dinâmica, mais próspera e sempre solidária”.
O atual presidente da Câmara não perdeu mais tempo e começou a jogar os «ases de trunfo» para a mesa. O primeiro foi “uma Câmara com boas contas, que paga a tempo e horas e com liquidez para enfrentar alguns desafios”. Satisfeito, Jorge Mendes garantiu mesmo que “hoje não há nenhuma empresa, nenhum fornecedor que não queira trabalhar com o nosso Município”. E tudo isto, lembrou o candidato, “conseguido numa altura de dificuldades, de uma grande crise económica que se instalou sobre Portugal e sobre a Europa”.
O desfile dos números do mandato continuaram. A política fiscal subiu à «passerele» e Jorge Mendes apontou “um IMI com o valor mais baixo possível, o IMI familiar e uma devolução de 3% do IRS às famílias valencianas”. “Foi graças aos apoios sociais do Município e das nossas IPSSs que foi possível vencer os desafios! Estivemos sempre presentes quer com bolsas de estudo, quer com apoios sociais de emergência”.

Jorge Mendes: “Este é o caminho que estamos a trilhar e é para continuar!”

Jorge Mendes virou depois para a área do Turismo. “Sempre lutámos para trazer mais visitantes e mais turistas a Valença. Quem nos tem visitado nos últimos meses, tem notado uma afluência fantástica!”, referiu. “Só na Fortaleza entram mais de dois milhões de pessoas por ano! E isso é graças ao trabalho que temos desenvolvido de promoção deste espaço e dos Caminhos de Santiago, sobretudo junto das nossas comunidades emigrantes”, explicou. “Para estes objetivos terem sido conseguidos foi preciso trabalhar com todos. Com as coletividades, com as associações desportivas e com todos aqueles que todos os dias trabalham por esta terra”, sublinhou o candidato do PSD que manifestou o desejo de continuar esta parceria.
Inevitavelmente, o autarca valenciano abordou o desenvolvimento industrial do concelho. Admitiu a possibilidade de uma certa preocupação dos galegos ao verem empresas espanholas a instalar-se em Valença. Virado para o outro lado do rio Minho, Jorge Mendes foi pragmático. “Este é o caminho que estamos a trilhar e é para continuar!”. A plateia reagiu com um dos mais calorosos aplausos da noite.
Sem perder o fio à meada, Jorge Mendes seguiu embalado para o item seguinte. “Para termos mais empresas e mais investimento como temos tido nos últimos anos, temos de ter também uma relação de proximidade com as Juntas de Freguesia. Têm sido o nosso parceiro no terreno, em quem delegamos competências”, enalteceu. “Aquelas competências que o Governo quer hoje dar às freguesias, nós já as demos há quatro anos! É uma relação de parceria que tem sido salutar e será com toda a certeza para reforçar nos próximos anos”, garantiu.

PSD em poupança… de «munições»

O candidato poupou nas «munições». Optou quase sempre por ignorar os adversários políticos. Quase. Porque ao falar do PSD, falou de “um projeto coerente” para o concelho. “Todos juntos vamos continuar a trabalhar por Valença para sermos a melhor terra para viver, trabalhar, estudar e investir”, vincou Jorge Mendes. Sublinhou o vasto projeto cultural e desportivo que a autarquia tem proporcionado. “Quando dizemos que temos um projeto coerente, isso é defender sempre a Escola Superior de Ciências Empresariais! Não somos como aqueles que disseram que queriam uma escola com instalações novas e agora dizem que nos limitámos à fachada… como se isso fosse possível”. Era o primeiro «mimo» enviado aos adversários. “Dizemos que a nossa Fortaleza é a jóia da coroa e há quem diga que a candidatura [a Património da Humanidade da UNESCO] até pode trazer problemas a quem está na Fortaleza… como se isso fosse verdade!”. Mais um «recado» à oposição. “Isso não é ser coerente e nós mantemos uma linha de coerência no programa que temos vindo a executar!”, exclamou Jorge Mendes.
O atual presidente de Câmara salientou também “um projeto equilibrado”. “Não podemos esquecer que existem alguns desequilíbrios entre vila e freguesias. E é um projeto a pensar no futuro, um projeto sustentável! Quer em termos ambientais, quer em termos de gestão de recursos”, descreveu.
Já na reta final, o candidato pelo PSD voltou a manifestar o sonho de captar mais residentes para o concelho. “Podemos ter tudo… mas precisamos de mais gente, que é essencial para nos afirmarmos cada vez mais”. Aos simpatizantes e militantes de outras forças partidárias, Jorge Mendes apelou para verem este projeto “como sendo plural e aberto. É um projeto para Valença!”. “E vocês estão todos convidados a fazer parte deste grande projeto que é Valença!”, concluiu à medida que o público respondia com mais um enorme aplauso.
Nas autárquicas de 2013, o PSD venceu a corrida à Câmara de Valença com 58,1% dos votos. O PS ficou-se pelos 33,7%. Mais atrás, a CDU não foi além dos 4%. A taxa de abstenção foi de 40%. As próximas eleições autárquicas estão agendadas para 1 de outubro.

Últimas