PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença: Provar lampreia de NOVE maneiras em S. Pedro da Torre (vem aí a RTP!)

2 Março, 2023 - 12:57

3352

0

Evento gastronómico começa esta sexta-feira.

Vão ser nove maneiras diferentes de degustar lampreia no próximo fim de semana, em São Pedro da Torre. Está aí o regresso do Festival Gastronómico Sabores da Lampreia, após dois anos de suspensão devido às restrições pandémicas.

 

Arroz de lampreia, lampreia à bordalesa, lampreia recheada, lampreia assada no forno, lampreia seca, tosta com escabeche de lampreia, empanada de lampreia, chamuça de lampreia estufada e ravioli de lampreia são as variedades que serão possíveis apreciar, neste festival.

 

Pescada nas águas do rio Minho, ao longo dos tempos, ganhou fama, tradição e tantas formas de a confeccionar e saborear.

 

Este festival é um repositório desses saberes seculares de muitas gerações de pescadores e cozinheiros de São Pedro da Torre que aqui apresentam estas verdadeiras iguarias.

 

O festival gastronómico, que começa na sexta-feira, vai decorrer entre duas tendas, uma para a restauração, com capacidade para aproximadamente 400 pessoas, e outra com uma área onde será possível encontrar os vinhos, o artesanato e a gastronomia valenciana.

 

 

Aqui Portugal em São Pedro da Torre

A tarde de domingo, 5 de março, será enriquecida com a transmissão em direto do programa Aqui Portugal, da RTP1, entre as 15h00 e as 20h00.

 

A oportunidade para Portugal e o mundo, através da RTP Internacional, acompanhar São Pedro da Torre e Valença, a partir do recinto do Festival Gastronómico. Os usos, os costumes, as tradições, a gastronomia, a oferta turística e cultural e um amplo cartaz de artistas nacionais proporcionam uma tarde muito divertida de São Pedro da Torre para o mundo.

 

O festival é uma iniciativa da Associação Sabores do rio Minho e da Comissão de Festas de São Pedro da Torre em parceria com a Câmara Municipal de Valença e a Junta de Freguesia de São Pedro da Torre, e será financiado pelo programa PROMAR 2020.

 

 

[Fotografias: DR]

Últimas