PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Valença

Valença: ‘Professor’ Jorge Mendes deu aula sobre a União Europeia

28 Março, 2019 - 10:52

228

1

A sala estava cheia. De repente, Jorge Mendes já não era mais o presidente da Câmara de Valença. Aos olhos de dezenas de alunos, vestiu a pele de professor. E […]

A sala estava cheia. De repente, Jorge Mendes já não era mais o presidente da Câmara de Valença. Aos olhos de dezenas de alunos, vestiu a pele de professor. E iniciou uma aula especial. Uma verdadeira lição sobre a União Europeia (UE) e da importância das próximas eleições europeias, sobretudo para Valença. 

A Escola Secundária de Valença, recorde-se, é uma entre as várias Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu espalhadas pelos 27 Estados-membros da UE. Em Portugal são 64. Trata-se de um programa pedagógico do Parlamento Europeu cuja ambição é investir na consciencialização dos jovens sobre as possibilidades que lhes oferece a sua cidadania europeia, bem como sobre o papel que o Parlamento Europeu desempenha no processo de decisão europeu e por conseguinte nas nossas vidas quotidianas. “A mensagem principal foi sobretudo fazer com que estes jovens entendam e passem a palavra. Mostrar-lhes que não só em Valença como em todo o Alto Minho, a construção de muitas estruturas aconteceu graças à UE. Em momentos menos bons, em que só criticamos Bruxelas, esquecemo-nos da outra parte”, disse Jorge Mendes à Rádio Vale do Minho. “Em 30 anos temos recebido muitos apoios da UE que foram aplicados em pontes, ferrovias, centros de saúde, centros de dia… etc”.

Uma parte dos alunos de Jorge Mendes ainda não apresentava idade legal para votar, mas uma fatia já podia exercer esse direito. “Pelo menos, todos levam essa mensagem. A de que foram muitos milhões de euros que vieram da UE para que, por exemplo, se tenham construído aqui redes de saneamento e de abastecimento de água, a requalificação da Fortaleza, esta escola e o Instituto Superior de Ciências Empresariais”. 

O ditado popular “É de pequenino que se torce o pepino” encaixava que nem uma luva. Foi abordada a importância da Eurocidade Valença/Tui. Pela frente, o combate a uma abstenção enorme que tem vindo a marcar as eleições europeias nos últimos anos. “Temos de criar o sentimento de que a UE é uma parte nossa e temos o dever de escolher aqueles que queremos ver no Parlamento Europeu”, concluiu o presidente da Câmara.

As próximas eleições europeias estão marcadas para o dia 26 de maio.

 

PUB

 

 

Últimas