PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença: Presidente da Câmara promete ‘carregar’ site com informação municipal

14 Novembro, 2014 - 08:22

196

0

Jorge Mendes lamenta que Índice de Transparência Municipal dê preferência à quantidade e não à qualidade. No entanto, o edil promete subida de Valença no ranking em 2015.

O presidente da Câmara de Valença garante que o site da autarquia vai estar “carregado” de informação no próximo ano. Foi desta forma que Jorge Mendes reagiu à descida do município no Índice de Transparência Municipal (ITM). Valença caiu para o lugar 267 (ocupava o posto 229 em 2013). Ouvido pela Vale do Minho, o edil social-democrata lamenta que os critérios desta classificação sejam mais em função da quantidade do que qualidade. “Se isso é transparência, eu fico com a nossa transparência que é ter boas contas e pagar a horas. Reduzir dívidas e prestar todas as informações que temos de prestar. Os municípios em geral são hoje as entidades públicas fruto de tudo o que foi implementado. O tempo em que as facturas estavam nas gavetas e que se contratava o empreiteiro que se queria já lá vai. Felizmente…”, considerou o autarca valenciano.
Ainda assim, o presidente da Câmara garante que Valença vai subir no ranking em 2015. “A medida é carregar o site com toda a informação que está na base deste tipo de inquéritos”, disse.
No panorama nacional, Alfândega da Fé, Carregal do Sal, Torres Novas, Porto de Mós e Mirandela foram os municípios que este ano obtiveram melhor classificação no ITM. O Porto ocupa o lugar 28 no ranking (foi 26º no ano passado), Lisboa está em 113º (115º em 2013), Cascais em 31.º (21º em 2013) e Vila Nova de Gaia em 86.º (194º em 2013).
O ITM mede o grau de transparência das Câmaras Municipais através de uma análise da informação disponibilizada aos cidadãos nos seus web sites. O ITM é composto por 76 indicadores agrupados em sete dimensões: 1) Informação sobre a Organização, Composição Social e Funcionamento do Município; 2) Planos e Relatórios; 3) Impostos, Taxas, Tarifas, Preços e Regulamentos; 4) Relação com a Sociedade; 5) Contratação Pública; 6) Transparência Económico-Financeira; 7) Transparência na área do Urbanismo.

Últimas