PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Valença

Valença: Presidente da Câmara compara fecho de fronteiras ao Muro de Berlim

5 Maio, 2020 - 13:47

519

0

PUB “O fecho das fronteiras entre Espanha e Portugal é como o antigo muro de Berlim”. A comparação foi feita pelo presidente da Câmara de Valença, Manuel Lopes, aos microfones […]

PUB

“O fecho das fronteiras entre Espanha e Portugal é como o antigo muro de Berlim”. A comparação foi feita pelo presidente da Câmara de Valença, Manuel Lopes, aos microfones da COPE – uma das principais redes radiofónicas de Espanha.

A fronteira com a Galiza está fechada desde o passado dia 16 de março. Na ponte centenária ninguém passa e na mais recente, apenas trabalhadores e/ou mercadorias.

Manuel Lopes lamenta a situação e considera que “a livre circulação de cidadãos entre os dois países é tão necessária como pão para a boca. Ambas as economias se beneficiam mutuamente”… e com a fronteira fechada não somos nada”.

Valença tem sido um dos concelhos do distrito de Viana do Castelo menos afetado pela pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19). São nove casos confirmados e apenas três estão ativos. No entanto, Manuel Lopes considera que “o vírus vai acompanhar-nos durante muito tempo”. 

Pouco a pouco, os valencianos vão reabrindo o comércio. O presidente da Câmara prevê que o Mercado Municipal seja reaberto dentro de um mês a mês e meio, também muito frequentado pelos vizinhos galegos. “Mas não voltará a ser a mesma coisa. Teremos de adaptar-nos para garantir toda a segurança”, concluiu Manuel Lopes.

 

[Fotografia: DR]

 

PUB

Últimas