PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Valença

Valença: Jorge Mendes apresentou à televisão uma “Fortaleza viva” e uma cidade atrativa

15 Abril, 2018 - 06:16

279

0

“Quem nos visita, sai daqui muitas vezes espantado porque não está à espera de encontrar dentro da Fortaleza este conjunto arquitetónico”. As palavras foram ditas aos microfones da RTP pelo […]

“Quem nos visita, sai daqui muitas vezes espantado porque não está à espera de encontrar dentro da Fortaleza este conjunto arquitetónico”. As palavras foram ditas aos microfones da RTP pelo presidente da Câmara de Valença, durante o programa Aqui Portugal, transmitido em direto a partir do Festival Gastronómico Sabores da Aldeia que decorre nesta cidade desde sexta-feira e que termina este domingo. “Até aos anos 80, a vila de Valença estava toda dentro da Fortaleza. Desde serviços públicos até ao próprio hospital. Com a expansão da vila para o exterior do fortificado, nasceu a chamada cidade nova”, contou Jorge Mendes. “Hoje temos uma Fortaleza viva! Com todo este comércio, com toda esta restauração e dois milhões de visitantes por ano”, regozijou-se o edil valenciano.

Questionado sobre o segredo de todo este sucesso, Jorge Mendes apontou toda a Fortaleza como um património militar único. “Temos também esse ex-libris que é o Caminho de Santiago”, registou o presidente da Câmara. Durante todo o programa, foram várias vezes em que Valença foi recordada como tendo conquistado a terceira posição como ponto de partida dos peregrinos que chegaram a Santiago de Compostela. Os dados são da Oficina del Pelegrino. O Caminho Português representa já 31,55% do total de peregrinos que chegam a Santiago. Em 2017 eram apenas 18,81% e em 2016 situavam-se nos 16,5%.

Jorge Mendes sublinhou ainda o “grande esforço” que a autarquia tem feito no sentido de fixar pessoas no concelho. “Apesar da crise e de todas as dificuldades que o país atravessou em tempos, tivemos um vasto conjunto de incentivos fiscais”, lembrou o autarca. “Posso viver para cá?”, perguntou a repórter com ar deslumbrado. “É um convite!”, respondeu de imediato o presidente da Câmara com um sorriso.

“Atraímos muito investimento estrangeiro e hoje as fábricas estão mesmo a ter dificuldade em encontrar mão-de-obra”, contou ainda à RTP o edil de Valença. “Para isso, lançámos um conjunto de estímulos à habitação na redução de 50% das taxas ao construir no nosso município”, explicou o autarca. “É bom viver em Valença!”, finalizou Jorge Mendes.

 

A tenda onde decorreu mais uma edição do Festival Gastronómico Sabores da Aldeia manteve-se sempre cheia

 

Últimas