Menu

0

0

Destaques
Valença

Valença prepara-se para celebrar S. Teotónio – Vão ser homenageados quatro valencianos

8 Fevereiro, 2019 - 07:10

0

0

Valença já se prepara para celebrar o padroeiro da cidade. É já no próximo dia 18 de fevereiro que os valencianos celebram São Teotónio, primeiro santo português. Um dia dedicado aos […]

Valença já se prepara para celebrar o padroeiro da cidade. É já no próximo dia 18 de fevereiro que os valencianos celebram São Teotónio, primeiro santo português. Um dia dedicado aos valores e à identidade valenciana e ao reconhecimento de quem meritóriamente se tem destacado na dinamização e projeção do concelho.

Este ano o Município de Valença vai atribuir a Medalha de Mérito Municipal a quatro valencianos que se têm destacado na ciência e nos meios associativo e empresarial. Na Sessão Solene, a realizar-se na segunda-feira, dia 18 pelas 11h00 na Junta de Ganfei, vão ser homenageados os investigadores Joana Moscoso e Carlos Filipe Pereira; José Braga, presidente e co-fundador da Liga dos Amigos do Concelho de Valença em Lisboa e o empresário Luís Videira, do restaurante A Valenciana, em Lisboa e da Quinta da Valenciana no Seixal.

Quanto ao programa, arranca no sábado, dia 16 de fevereiro pelas 11h00 com mais uma edição da Taça de S. Teotónio em futebol. O desafio vai opor os veteranos do Valenciano aos congéneres do Tyde. Durante a tarde, pelas 15h00, realiza-se uma visita guiada à terra natal de S. Teotónio, Ganfei, com a presença da relíquia.

No domingo, dia 17, de fevereiro, irá ter lugar o concerto do 33º aniversário do Coral Polifónico S. Teotónio no Auditório do Centro de Inovação e Logística de Valença.

Na segunda-feira, dia de S. Teotónio, o dia arranca pelas 9h00 com a deposição de uma coroa de flores na imagem de S. Teotónio na Fortaleza. Vai seguir-se, meia hora depois, a missa e a procissão na Junta de Freguesia de Ganfei. Logo depois, pelas 11h30 e no mesmo local, decorrerá a Sessão Solene com uma conferência intitulada São Teotónio em Viseu, Vida, Devoção e Reliquia, a cargo do Padre André Reis da Silva.

São Teotónio nasceu em 1082 na freguesia valenciana de Ganfei e faleceu em Coimbra a 18 de Fevereiro de 1162. São Teotónio é o primeiro santo português, celebrado como o reformador da vida religiosa. Conhecido como padroeiro dos cristãos escravizados, por ter amparado 1000 moçárabes, capturados numa incursão à Andaluzia por D. Afonso Henriques.

 

PUB

Últimas