PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença: Posto de Carregamento de Carros Elétricos já entrou em funcionamento

9 Fevereiro, 2017 - 10:09

212

0

Com a chegada deste posto, Valença coloca-se na linha da frente das cidades inovadoras a avançar neste projeto piloto que cria 14 postos de carregamento rápido, no máximo até 30 minutos, em Portugal.

O novo Posto de Carregamento de Carros Elétricos de Valença já entrou em funcionamento. Está situado na avenida do Colégio Português. Com a chegada deste posto, Valença coloca-se na linha da frente das cidades inovadoras a avançar neste projeto piloto que cria 14 postos de carregamento rápido, no máximo até 30 minutos, em Portugal.
Este posto está inserido na rede pública nacional e vem abrir janelas de oportunidade à implantação dos carros elétricos no mercado. “A Câmara de Valença dá o exemplo, possuindo na sua frota dois veículos elétricos. Valença continua a apostar na eficiência energética e em reforçar a qualidade ambiental. A aposta em carros elétricos, junta-se às medidas de eficiência energética já implementadas na Piscina e Pavilhões Municipais, à requalificação das redes públicas de iluminação com sistema leeds, à implementação das redes de gás cidade, ao reforço dos Parques Eólicos e à aposta nas ecovias”, refere a autarquia valenciana. “São medidas amigas do ambiente, menos poluidoras e menos onerosas para os cidadãos”.

População satisfeita com instalação de Posto de Carregamento

Os valencianos mostram-se satisfeitos com a instalação de um Posto de Carregamento de Carros Elétricos no centro da cidade. Está situado na avenida do Colégio Português e a Rádio Vale do Minho foi até lá. Nas lojas próximas, os comerciantes louvam sobretudo o espírito inovador da autarquia. “É uma ideia muito útil criarem um local onde os utentes possam carregar os carros”, considera Graciete Correia, proprietária de uma loja de pronto-a-vestir. “Pode até dar alguma visibilidade ao comércio dado que os automobilistas vão passar a parar cada vez mais os carros aqui”, acrescentou.
Mais à frente, Fernando Gonçalves, dono de uma loja de artigos desportivos, não tem dúvidas de que este posto “é uma grande vantagem para Valença”. No entanto, considera, “está mal enquadrado no ponto onde se encontra. Está mal ao nível do trânsito. Aqui já há muitas restrições a esse nível! Vai criar confusões e pode fazer com que as pessoas se afastem cada vez mais desta zona”.
Mais ao lado, numa ótica, Carolina Barbosa diz que “só o número de automóveis elétricos poderá justificar o novo posto de abastecimento”. Para já, realça a funcionária, fica a certeza de que “é um avanço que a cidade está a mostrar. No entanto convém que esteja sempre bem sinalizado para não gerar confusões no abastecimento”. Sobre vantagens para o comércio tradicional, Catarina Barbosa não adivinha muitas. “Já existe estacionamento em vários sítios. Não creio que seja este posto que vá aumentar a nossa visibilidade”, concluiu.
Com a chegada deste posto, Valença coloca-se na linha da frente das cidades inovadoras a avançar neste projeto piloto que cria 14 postos de carregamento rápido, no máximo até 30 minutos, em Portugal. Este posto está inserido na rede pública nacional e vem abrir janelas de oportunidade à implantação dos carros elétricos no mercado.
O posto de Valença será gerido pela EDP e entrará em funcionamento nos próximos dias. A EDP já anunciou que apenas em 2018 irá cobrar o uso deste novo posto de carregamento rápido.

Últimas