PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Valença

Valença: Ponte centenária vai fechar ao trânsito esta quarta-feira (só reabre amanhã!)

24 Agosto, 2022 - 19:11

586

0

Trânsito.

A Ponte Internacional Centenária Valença/Tui vai estar cortada ao trânsito esta quarta-feira, a partir das 22h00, até às 6h00 desta quinta-feira (hora portuguesa). A razão prende-se, anunciou o Município de Valença, com os testes dos veículos autónomos do projeto 5G-Mobix.

 

Os “testes a realizar incidem no corredor transfronteiriço Espanha-Portugal que liga as cidades de Vigo e Porto, que cobre toda a cadeia de valor, incluindo fabricantes de automóveis, empresas de telecomunicações, administrações públicas e instituições de pesquisa”, lembrou a Infraestruturas de Portugal em comunicado.

 

O “principal objetivo é estabelecer as bases para a implantação dos serviços e aplicações 5G Cooperative, Connected and Automated Mobility (CCAM) e dar um forte impulso em ambos os países para o desenvolvimento de oportunidades em torno do 5G no setor de Intelligent Transport System (ITS)”.

 

Trata-se do novo veículo autónomo lançado em novembro de 2020 pelo Centro Teconolóxico de Automoción de Galicia (CTAG). E quando dizemos autónomo, queremos dizer é elétrico e que não tem condutor. Literalmente. 

 

 

Valença e Tui querem veículo autónomo (sem condutor) até aos centros históricos

Valença e Tui poderão ser a primeira Eurocidade europeia unida por um veículo autónomo (sem condutor) e sustentável. Os presidentes da Câmara de ambos os Municípios, José Manuel Carpinteira e Enrique Cabaleiro, testaram no passado mês de maio este novo meio de transporte e manifestaram elevado interesse.

 

O veículo, recorde-se, foi concebido pelo Centro Tecnolóxico da Automoción de Galicia (CTAG). Tem vindo, nos últimos meses, a ser testado na Ponte Internacional Centenária dado que é uma passagem comum partilhada entre as duas localidades.

 

 

Valença e Tui muito interessados neste novo veículo autónomo

[Fotografia: Município Tui]

 

 

Visivelmente satisfeitos, os dois presidentes da Câmara lançaram o desafio ao CTAG de estender este projeto piloto mais além da ponte centenária e alcançar os centros históricos de Valença e Tui. Isto no sentido de candidatar este projeto ao programa POCTEP.

 

Este veículo faz parte de um projeto europeu onde a tecnologia 5G está a ser testada como auxílio na condução autónoma em ambientes complexos como urbano e transfronteiriço.

 

De referir que este veículo elétrico, embora autónomo, é sempre supervisionado à distância conforme estabelece a legislação vigente nesta matéria.

 

 

[Fotografia: DR]

Últimas