PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença: Plátanos da Estação estavam neste estado – Município faz intervenção urgente [FOTOS]

17 Março, 2022 - 14:06

1131

0

“Interior estava oco e com buracos com mais de 2 metros de profundidade”.

O Município de Valença está a intervir nas árvores da Avenida da Estação. O objetivo, explicou a autarquia, passa por “garantir as condições de segurança de todos quantos transitam nesta artéria e a vitalidade dos seculares plátanos”.

 

“Alguns dos plátanos da avenida apresentavam avançados sinais de apodrecimento, significando um sério risco a quem circula nesta rua pedonal e no Parque Infantil adjacente”, refere o Município em nota divulgada.

 

Após um estudo especializado, realizado pelos Serviços de Espaços Verdes do Município e pela Proteção Civil Municipal, “detetaram-se avançados estados de decomposição, com a presença de fungos do género Botryosphaeria e Fusarium que corroeram o interior das árvores”.

 

 

Árvores encontravam-se em avançado estado de decomposição

 

[Fotografias: Município Valença]

 

 

 

Alguns exemplares tiveram mesmo que ser cortados e “verificou-se que o seu interior estava oco e com buracos com mais de 2 metros de profundidade e entre 70% a 80% do lenho seco, podre e/ou doente”.

 

Entretanto, refere ainda a edilidade, uma empresa especializada está a realizar uma poda para eliminar a ramagem doente e recuperar a vitalidade destes plátanos seculares, bem como manter as melhores condições de segurança de todos quantos transitam nesta avenida pedonal da cidade.

 

“Esta ação terá continuidade com uma poda corretiva nas árvores da Avenida Tito Fontes, da Avenida de Espanha e da Avenida Miguel Dantas”, adianta a autarquia.

Últimas