PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença: Pinturas, visita guiada e muita história à mistura – Eis o ‘Sanfins Medieval’ [FOTOS]

3 Setembro, 2022 - 20:23

482

0

‘Sanfins Medieval’.

Já arrancou a edição deste ano do Sanfins Medieval – Encontro Galaico Minhoto. Parte do programa, recorde-se, foi antecipada para o este sábado, devido às previsões de chuva para este domingo.

 

O programa arrancou com um atelier de pintura no Claustro do mosteiro que contou com a participação de vários pintores da região. Seguiu-se a recriação e explicação da confeção do Anho à Sanfins com arroz do pingo no forno a lenha, que decorreu na Casa da Eira do Mosteiro.

 

Realizou-se ainda uma visita guiada ao Mosteiro e à Cerca da Quinta a cargo do historiador Narciso Serra.

 

 

Veja a galeria de fotos [créditos: André de Salvador Fernandes]

 

 

A fechar este primeiro dia, para as 22h00, está previsto o espetáculo Sons do Couto, pelo grupo Luar do Minho. Encerra com a tradicional Queimada Galega, onde não faltará o “Conxuro”, as meigas, os misticismos e muita tradição.

 

Este domingo, pelas 17h00, nova visita guiada ao Mosteiro e envolvente. Uma hora depois haverá música na capela a cargo de Eishan Ensemble.

 

O programa encerra pelas 19h00 com a degustação de empanadas, cordeiro e caldos do couto.

 

Recorde-se que esta é a 9ª edição de um evento que regressa após dois anos suspenso, devido à pandemia da COVID-19. Uma iniciativa que, segundo a organização, “pretende dinamizar um dos mais emblemáticos mosteiros do Noroeste Peninsular”.

 

A iniciativa é da Associação Cultural e Artística Luar do Minho. Conta com o apoio do Município de Valença e da União de Freguesia de Gondomil e Sanfins.

 

 

[Fotografias capa: André de Salvador Fernandes]

Últimas