PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Valença

Valença: Pescadores de S. Pedro da Torre garantem que lampreia é de “excelente qualidade”

14 Janeiro, 2019 - 19:10

694

0

As primeiras lampreias da época já estão a sair em S. Pedro da Torre e Cristelo Côvo. Os pescadores, citados pela autarquia local, garantem que é de “excelente qualidade”. Em […]

As primeiras lampreias da época já estão a sair em S. Pedro da Torre e Cristelo Côvo. Os pescadores, citados pela autarquia local, garantem que é de “excelente qualidade”. Em nota de imprensa, a edilidade valenciana anunciou esta segunda-feira que a lampreia já é rainha às mesas de vários restaurantes do concelho. No total são 23. Considerada por muitos “a melhor lampreia do mundo”, pode apresentar-se nas suas mais diversas formas:  à bordalesa, em arroz de lampreia, recheada, assada no forno ou na brasa.

Perde-se no tempo a origem do êxito da lampreia de Valença. Pescada no rio Minho, provoca anualmente autênticas romarias aos restaurantes locais. Os segredos da preparação, confeção e apresentação tem passado de geração para geração pelas mãos sábias das cozinhas das aldeias que a restauração local recria.

 

10ª edição da Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência arranca dia 25

 

A 10º edição da iniciativa Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência vai este ano arrancar em Paredes de Coura. A conferência de imprensa está marcada para o próximo dia 25 de janeiro, pelas 16h00, e terá como palco o restaurante Abrigo do Taboão. Uma tarde em que este ciclóstomo será apresentado nas suas várias formas de confeção .

A iniciativa Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelênciada é promovida pela ADRIMINHO, em parceria com os seis municípios do Vale do Minho – Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira -, e que visa a promoção de um recurso local com forte impacto na economia local – a lampreia – tornando o Vale do Minho um destino gastronómico de excelência. Durante fevereiro e março, cerca de 100 restaurantes do Vale do Minho vão servir a lampreia confecionada das mais variadas formas.

Recorde-se que em Março de 2012, esta iniciativa Lampreia do rio Minho – Um Prato de Excelência foi galardoada com um prémio na categoria de Projeto Turístico que reforça a origem de um produto, atribuído pela Associação de Jornalistas e Escritores de Turismo da Galiza e pela Entidade de Hotelaria e Turismo galego.

 

[Fotografia: Print Screen Altominho.tv]

 

PUB

 

Últimas