PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho
Destaques
Valença

Valença: Peregrinos de Santiago no Caminho Português não vão ultrapassar os dois mil

19 Maio, 2020 - 15:06

298

0

PUB A Federação Internacional das Associações de Amigos do Caminho Português de Santiago (FIACPS) estima que, “no cenário mais otimista”, este ano, só dois mil peregrinos irão fazer o Caminho […]

PUB

A Federação Internacional das Associações de Amigos do Caminho Português de Santiago (FIACPS) estima que, “no cenário mais otimista”, este ano, só dois mil peregrinos irão fazer o Caminho Português de Santiago, que passa por Valença.

Em entrevista à Rádio Renascença, o diretor daquela entidade, Celestino Lopes, referiu que “este ano, deveriam chegar mais de 100 mil peregrinos a Santiago de Compostela, através do Caminho Português, depois de, no ano passado, terem chegado 95 mil”.

No entanto, a pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19), alterou todos os números. “Se chegarem a dois mil já é muito”, disse o responsável. Com a pandemia “perdemos todo esse movimento e a progressão no número de peregrinos no Caminho Português e, agora, temos de começar outra vez do zero”.

De acordo com as previsões da FIACPS, a normalidade só deverá chegar “lá pela Páscoa de 2021”, prevê Celestino Lores. As associações do Caminho acreditam que os peregrinos vão regressar à estrada e aos trilhos em plena natureza assim que as fronteiras reabrirem.

Contactado também pela Renascença, o Governo da Galiza diz que “o regresso à normalidade no Caminho de Santiago depende do fim das limitações de mobilidade e da abertura das fronteiras”.

 

Valença deverá ficar longe dos números de 2019

 

Foi no passado dia 9 de janeiro que a Eurocidade Valença/Tui anunciou o número de peregrinos de Santiago que passaram por estas duas cidades. Um recorde absoluto: 88.310 durante 2019. Um número que tem vindo a crescer consecutivamente desde 2014, ano em que rondava os 35.494.

 

PUB

 

Últimas