PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

0

0

Destaques
Valença

Valença: Partiu de Fátima e vai até Santiago… com a imagem da Virgem às costas [FOTOS]

19 Junho, 2021 - 15:44

25

0

PUB Patrick e Jean. São dois amigos de nacionalidade francesa, “na casa dos 60 anos de idade”, que há mais de uma semana iniciaram uma aventura: partiram de Fátima, a […]

PUB

Patrick e Jean. São dois amigos de nacionalidade francesa, “na casa dos 60 anos de idade”, que há mais de uma semana iniciaram uma aventura: partiram de Fátima, a pé, rumo a Santiago de Compostela.

A extensão da caminhada, só por si, já demonstra um evidente sinal de Fé. Mas um dos peregrinos, Patrick Bonnand, tornou-se mesmo notícia. Está a fazer todo o trajeto com uma imagem de Nossa Senhora de Fátima às costas. 

Pelo Caminho Português de Santiago, os dois amigos chegaram a Valença este sábado durante a manhã. Ninguém fica indiferente pelos locais por onde passam. Ver peregrinos tornou-se normal, sim… mas com a imagem da Virgem às costas não é todos os dias. Tem cerca de um metro de altura.

“Foi algo inédito. Nunca tínhamos visto nada assim”, contou à Rádio Vale do Minho Diogo Azevedo, proprietário do Albergue Quinta Estrada Romana, onde a dupla de peregrinos parou para uma pausa.

“Chegaram aqui e fizeram apenas um repouso. Depois seguiram caminho. Sei que há um carro de apoio que os acompanha com mais três pessoas”, acrescentou com um sorriso e visivelmente satisfeito com o regresso dos peregrinos após longos meses de ausência devido à pandemia.

 

 

Veja as fotos [créditos: Albergue Quinta Estrada Romana]

 

 

 

Nesta altura, albergues portugueses e galegos recuperam a passos largos de um período em que bateram no fundo. Durante a Semana Santa, do lado galego, foram registados apenas seis peregrinos. Com fronteiras fechadas, o cenário era cada vez mais desolador.

Os proprietários esperam que o episódio passe agora a pertencer somente ao passado. Recorde-se que, em janeiro de 2020 (ainda antes da pandemia), a Eurocidade Valença/Tui anunciou um recorde absoluto no número de peregrinos de Santiago que passaram por estas duas cidades: 88.310 durante 2019.

Um número que tem vindo a crescer consecutivamente desde 2014, ano em que rondava os 35.494.

 

[Fotografia capa: Albergue Quinta Estrada Romana]

 

PUB

Últimas