PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença: Orçamento de 19,9 milhões aprovado em sessão camarária

23 Dezembro, 2021 - 21:12

1080

0

Verbas para as freguesias aumentam.

O Orçamento e as Grandes Opções do Plano para 2022 do Município de Valença foram aprovados esta quinta-feira, por maioria, em reunião do Executivo Municipal.

 

O documento apresenta um valor global de 19,9 milhões de euros. O que significa um acréscimo de quase 5% (930 mil euros) relativamente ao ano transato.

 

“Este é um orçamento de transição, num período em que a incerteza causada pelas novas variantes da pandemia COVID-19, como a ómicron, se mantém, mas focado numa estratégia de desenvolvimento que garanta um futuro risonho para Valença e para os Valencianos”, refere o Município.

 

As Grandes Opções do Plano (GOP’s) para 2022 elencam as diretrizes políticas do executivo municipal para a governação, “com forte incidência no serviço à comunidade valenciana”.

 

Nas funções sociais, são estimados valores próximos dos 6,3 milhões de euros, significando um reforço, “numa área fundamental e transversal como a social”, no valor de 600 mil euros, face a 2021. Nestas merece realce a forte aposta na Educação, onde a autarquia prevê investir mais de 1,2 milhões de euros.

 

As funções económicas apresentam um montante de mais de 2,4 milhões de euros e as funções da administração pública ascenderão a 2 milhões de euros.

 

O traço distintivo das GOP’s centra-se no reforço da dotação das transferências para as freguesias no valor de 340 mil euros, numa opção de gestão assumida pelo executivo municipal para a valorização do papel das Juntas de Freguesia e para a otimização da eficácia e da qualidade do seu trabalho de proximidade junto das populações.

 

 

Valença como cidade de referência para estudar, trabalhar, viver e visitar

Este documento previsional para 2022 assegura, por um lado, a conclusão de investimentos com financiamento comunitário garantido do Portugal 2020 e contempla, por outro, “novos projetos e iniciativas que alavancarão o progresso de Valença”.

 

Assim, há rubricas para o lançamento de novos projetos a ser submetidos a candidaturas do Programa de Recuperação e Resiliência ou do Portugal 2030, tais como a EXPOVALENÇA – Centro de Exposições e Congressos, o Parque Verde da Cidade, o Cine-Teatro ou o alargamento do Parque Habitacional.

 

Por outro lado, a melhoria das condições do Centro de Saúde de Valença e o alargamento das especialidades médicas; a instalação da Residência Académica; a renovação, reabilitação e ampliação do nosso parque habitacional ao abrigo do 1º Direito, a avaliação jurídica da eventual reversão da parceria com a ADAM; uma agenda cultural de maior qualidade e regularidade; e políticas direcionadas para a juventude, como o Orçamento Participativo Jovem, são prioridades claras para 2022, ambicionando uma cidade de referência para estudar, trabalhar, viver e visitar.

 

Na votação, o documento contou com os votos favoráreis do PS (3) e dos dois vereadores do movimento independente Fortalecer Valença. Os dois vereadores do PSD abstiveram-se.

 

O Orçamento Municipal e as Grandes Opções do Plano para 2022 seguem agora para a Assembleia Municipal de Valença, com sessão marcada para o próximo dia 30 de dezembro.

 

 

[Fotografia: Arquivo/DR]

Últimas