PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença: Onde 2023 passa a ter 364 dias – O primeiro foi para esquecer [FOTOS]

1 Janeiro, 2023 - 19:30

2886

1

Tempestade.

Vários concelhos do Alto Minho afetados, mas Valença foi quem levou o maior soco. Parte do símbolo eterno da cidade veio abaixo com o temporal que se abateu sobre o Alto Minho a partir da madrugada deste domingo prolongando-se durante todo o dia.

 

Não só os valencianos como todo o País e a própria Galiza, nas redes sociais, mostram-se incrédulos e chocados com as imagens de escombros que chegam a partir (e de partir!) o coração de Valença. 

 

A intempérie provocou a queda do pano da muralha secular.

 

O Presidente da Câmara já assegurou que o Município vai avançar com a reconstrução. No entanto, referiu o autarca, o Município vai precisar de apoios. Esta segunda-feira vai ser lançado já um pedido de ajuda à Direção-Geral de Cultura do Norte.

 

Mas houve mais. Muito mais. Estradas inundadas… campos alagados… lojas danificadas. Os prejuízos estão longe de estar contabilizados mas serão, evidentemente, muito avultados.

 

 

 

Veja a galeria de fotos [créditos: Município Valença]

 

 

 

A Autoridade Nacional da Proteção Civil registou desde as 0h00 de hoje 479 ocorrências em todo o país até ao início da tarde, com destaque para o distrito de Viana do Castelo, o mais afetado pelo mau tempo, segundo a ANPC.

 

“Temos muitas ocorrências no país provocadas essencialmente pelo mau tempo que se está a fazer sentir”, disse à Lusa o porta-voz da ANCP, acrescentando que entre as 00h00 e as 14h40 de hoje registaram-se 479 situações.

 

Segundo a ANPC, “o distrito mais afetado é o de Viana do Castelo, com 160 ocorrências”, entre inúmeras situações de quedas de árvores e inundações.

 

No sábado, a Proteção Civil alertou precisamente para a possibilidade de cheias em meio urbano em especial no Norte e Centro do país, recomendando a redução de deslocações na noite de fim de ano.

 

 

[Fotografias capa: Silva Flor Valença | Município Valença]

Últimas