Vários concelhos do Alto Minho afetados, mas Valença foi quem levou o maior soco. Parte do símbolo eterno da cidade veio abaixo com o temporal que se abateu sobre o Alto Minho a partir da madrugada deste domingo prolongando-se durante todo o dia.
Não só os valencianos como todo o País e a própria Galiza, nas redes sociais, mostram-se incrédulos e chocados com as imagens de escombros que chegam a partir (e de partir!) o coração de Valença.
A intempérie provocou a queda do pano da muralha secular.
O Presidente da Câmara já assegurou que o Município vai avançar com a reconstrução. No entanto, referiu o autarca, o Município vai precisar de apoios. Esta segunda-feira vai ser lançado já um pedido de ajuda à Direção-Geral de Cultura do Norte.
Mas houve mais. Muito mais. Estradas inundadas… campos alagados… lojas danificadas. Os prejuízos estão longe de estar contabilizados mas serão, evidentemente, muito avultados.
Veja a galeria de fotos [créditos: Município Valença]
- Silva Flor Valença
A Autoridade Nacional da Proteção Civil registou desde as 0h00 de hoje 479 ocorrências em todo o país até ao início da tarde, com destaque para o distrito de Viana do Castelo, o mais afetado pelo mau tempo, segundo a ANPC.
“Temos muitas ocorrências no país provocadas essencialmente pelo mau tempo que se está a fazer sentir”, disse à Lusa o porta-voz da ANCP, acrescentando que entre as 00h00 e as 14h40 de hoje registaram-se 479 situações.
Segundo a ANPC, “o distrito mais afetado é o de Viana do Castelo, com 160 ocorrências”, entre inúmeras situações de quedas de árvores e inundações.
No sábado, a Proteção Civil alertou precisamente para a possibilidade de cheias em meio urbano em especial no Norte e Centro do país, recomendando a redução de deslocações na noite de fim de ano.
Enquanto não limparem os leitos dos rios durante o verão, vai continuar a inundar.Antigamente limpava-se os lixos ,os lodos,as folhas de arvores e outra vegetação etc.etc. do leito e margens do rio.Agora não querem trabalho e por isso teêm a consequencia-inundaçao.!!
Além disso, podiam também estudar com engenheiros, a melhor forma de diminuir a situação mas como só se lembram de santa Bárbara quando troveja, tem o que merecem.