PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença/Oficial: Feira dos Santos está de volta e já há data para a próxima edição

26 Outubro, 2021 - 14:34

2136

0

Certame atrai milhares de pessoas todos os anos.

A Feira dos Santos está de regresso à freguesia de Cerdal, em Valença. A confirmação foi anunciada esta terça-feira pelo Município local. A edição do ano passado, recorde-se, foi cancelada devido à pandemia da COVID-19.

 

A edição deste ano vai realizar-se entre os próximos dias 31 de outubro e 2 de novembro. De acordo com a autarquia, está prevista a presença de mais de 400 tendas. São esperados milhares de visitantes.  

 

Os perícos, fruto semelhante a uma pêra mas de tamanho mais reduzido, são também muito procurados. Há também grande procura pelas castanhas, nozes e dióspiros.

 

 

Feira dos Santos e das Trocas

Este ano a feira regressa com três dias de festa, de 31 de outubro a 2 de novembro. O dia 1 de novembro (Dia dos Santos) é o evento principal e no dia 2 de novembro é a Feira das Trocas. Assim se mantém a tradição de trocar os produtos adquiridos na véspera que por alguma razão não serviram.

 

Os Famosos Perícos dos Santos

Uma das marcas da feira são os frutos da época, sobretudo com os famosos Perícos dos Santos. Os perícos, semelhantes a uma pequena pera, são típicos de Valença e tem no concelho, para além da sua origem, as maiores áreas de produção. A par dos perícos, as castanhas cruas ou cozidas, as nozes e os dióspiros fazem as delícias de quem aprecia estes os produtos.

 

A Tradição dos Petiscos e Desgarradas

Manda a tradição que nas noites de 31 de outubro e 1 de novembro, a Feira dos Santos é o destino para provar os vinhos novos e saborear os petiscos locais como os rojões, as moelas, as bifanas e o bacalhau, entre muitas outras iguarias. Nas tasquinhas animam-se as noites, ao som das concertinas e soltam-se as mais engraçadas cantigas de desgarrada.

 

Corridas de Garranos a 1 de novembro

Na Pista das Corridas os ginetes mostram a beleza do nosso cavalo, o Garrano. As corridas de cavalos, em passo travado, decorrem no dia 1, a partir das 14h30.

Os emblemáticos cavalos garranos dão um colorido especial à feira do gado que contará, ainda, com animais bovinos, caprinos e ovinos e uma ampla área de maquinaria agrícola.

 

 

[Fotografia: Arquivo/DR]

Últimas