PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença/Oficial: Antigo Cineteatro vai ‘renascer’ – Município vai avançar com recuperação

12 Dezembro, 2022 - 20:41

1877

0

Origem remonta à segunda metade do século XIX.

O Município de Valençavai avançar com o projeto de requalificação do edifício histórico do antigo Cineteatro, localizado na Fortaleza.

 

A intenção foi anunciada em reunião do Executivo Municipal, pelo Presidente da Câmara Municipal, que deu a conhecer a equipa liderada pelo arquiteto Marques Franco, responsável pela elaboração do projeto.

 

A autarquia espera, em breve, ter o projeto base que permita dar um passo decisivo para a recuperação deste edifício histórico da Fortaleza de Valença, devoluto, “já há vários anos, e em avançado estado de degradação”, descreve o Município.

 

“Queremos recuperar este edifício que representa a memória da cultura e da identidade valencianas e dar-lhe nova vida, como um espaço cultural, multifuncional, ao serviço dos valencianos e de quem nos visita”, disse José Manuel Carpinteira.

 

O edifício do Cineteatro foi construído pela Associação Artística Valenciana, mais tarde designada Associação Valenciana de Socorros Mútuos, na segunda metade do século XIX.

 

O Cineteatro Valenciano foi considerado, nos seus primeiros anos, como um equipamento de grande qualidade, com capacidade para 330 lugares, uma sala de espetáculos referência no Alto Minho.

 

Por esta sala passaram os grandes artistas do teatro nacional da época, projeção de muitos filmes, os famosos bailes e muitos outros eventos culturais e sociais de referência, na época, em toda a região.

 

 

[Fotografia: Município de Valença]

Últimas