PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença: Num espaço “que não tinha qualquer uso” nasceu um novo Parque de Lazer [FOTOS]

4 Agosto, 2022 - 14:25

2315

0

Investimento a rondar os 100 mil euros.

Foi inaugurado esta quarta-feira o novo Parque de Lazer de Gondomil, em Valença. Uma obra que, segundo o Município, surgiu “num espaço rural, junto ao Ribeiro das Furnas, que não tinha qualquer uso”.

 

Este projeto, situado em Santa Rita, Gondomil, na União de Freguesias de Gondomil e Sanfins, “carateriza-se por integrar um dos conjuntos marcantes da paisagem do Alto Minho, ou seja, as zonas ribeirinhas constituídas por pequenos cursos fluviais com margens de grande valor estético e ambiental”.

 

Trata-se de um complexo constituído por um parque infantil, com slide, uma praceta, uma infraestrutura com balneários e WC’s e uma área verde e de lazer “com as condições ideais para ser um ponto privilegiado de ocupação de tempos livres, de desporto e lazer e de convívio entre a população local”

 

“Este espaço concentra em si várias possibilidades de desfrutar do tempo livre, dos miúdos aos graúdos, juntando grupos de amigos ou famílias. É um ponto de encontro em pleno centro da freguesia. É um novo espaço dos cidadãos de Gondomil e Sanfins, mas também de todos aqueles que desejem visitar e desfrutar do muito que este território e as suas gentes têm para oferecer”, disse o presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira.

 

 

Veja a galeria de fotos [créditos: Município Valença]

 

 

O projeto, apontou a autarquia, “pretende recuperar estes espaços de excelência ambiental e de memórias sociais, inserindo-se dentro do conjunto de estratégias que têm nos usos da água e sua fruição um dos patrimónios a inventariar, estudar e promover, para que a comunidade regresse aos valores de uso e fruição da água e os partilhe com o Mosteiro de Sanfins e com o próprio rio Minho permite que ele seja o local indicado para dar a conhecer todos os usos da água e dos cursos fluviais no concelho de Valença, ao mesmo tempo que possibilita a fruição plena, como espaço de lazer, deste recurso hídrico”.

 

O Parque de Lazer de Gondomil foi construído pelo Município ao abrigo da candidatura Qualificação das Experiências de Turismo de Natureza no Minho, num investimento total de cerca de 100 mil euros, financiado a 85% pelo FEDER, NORTE 2020 e incluído na Estratégia de Eficiência Coletiva PROVER.

 

 

[Fotografias capa: Município Valença]

Últimas