PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença: Núcleo Museológico vai entrar em obras – Sabe quantos visitantes já recebeu em 14 anos?

30 Março, 2022 - 22:40

374

0

Espanhóis são os que mais visitam este espaço.

O Núcleo Museológico de Valença vai entrar em obras a curto prazo. O Município vai intervir nos espaços interiores deste espaço, que vai receber a primeira “obra de fundo” após a sua inauguração, em 2008.

 

Segundo a autarquia, esta intervenção vai decorrer nas salas temáticas da Fortificação Medieval, de Arqueologia e das Invasões Francesas. O objetivo passa por qualificar e capacitar este espaço museológico, proporcionando as melhores condições de preservação do espólio exposto bem  como tornar a visita, de todos quantos passam pelo museu, mais agradável”.

 

Para já, ainda não há data de arranque dos trabalhos nem valor do investimento. Os números que existem são outros e também são motivo de orgulho para o Município e todos os valencianos: em 14 anos de atividade já passaram pelo Núcleo Museológico de Valença 147.598 visitantes, oriundos de 80 países. 

 

As origens com mais visitantes, por ordem de registo, são Espanha, Portugal, França, Brasil, Grã Bretanha, Alemanha, Estados Unidos, Itália e Holanda.

 

Presidente da Câmara esteve no local a aferir a necessidade da intervenção
[Fotografias: Município Valença]

 

 

 

O Núcleo Museológico foi inaugurado a 20 de novembro de 2008, apresentando-se como um espaço que guarda e interpreta a memória histórica de Valença e é uma referência, de visita obrigatória, para quem passa pela Fortaleza.

 

O Núcleo é constituído por uma Sala de Exposições Temporárias, no rés-do-chão, onde as mais diversas exposições tem mostrado as facetas mais marcantes e singulares da história valenciana.

 

No piso superior uma sala retrata a Fortificação Medieval, com uma maqueta à escala da época. Uma sala que retrata história e arquitetura militar da época medieval.

 

A sala de Arqueologia aborda a rica Proto-história, Idade da Pedra, Arte Rupestre, Época Romana e Idade Média. Réplicas de gravuras rupestres, de pelourinhos e peças originais de cerâmica e uma lápide romana são alguns dos principais atrativos.

 

A sala intermédia, no piso, superior apresenta uma maqueta que representa o cenário das Invasões Francesas.

 

Numa quarta sala encontra-se o Centro de Recursos, um espaço de consulta de documentação dedicada ao núcleo.

 

 

 

[Fotografia capa: Município Valença]

Últimas