Menu

+

0

0

Valença

Valença no terreno a preparar chegada de “grandes chuvas”

14 Dezembro, 2023 - 18:38

930

0

Prevenção.

O Município de Valença continua a realizar intervenções de limpeza e desobstrução de linhas de água.

 

Entre as várias obras de limpeza e desobstrução destas linha de água realizadas esta uma, em Cristelo Covo, junto à rua da Terra Nova que pretende evitar e minimizar os impactos das grandes chuvas.

 

Esta linha de água acumula uma grande parte das águas pluviais vindas da zona da Cidade Nova e recinto do Campo da Feira da cidade de Valença.

 

“Pretende-se, assim, reduzir o impacto das grandes precipitações, sobretudo, na rua do Corgo que une Cristelo Covo a Arão, tanto na via pública como evitar afetar os moradores e provocar danos”, explica a edilidade presidida por José Manuel Carpinteira.

 

 

 

 

[Fotografia: Município Valença]

 

 

Em análise com o Instituto das Estradas de Portugal está uma intervenção, também, na linha de água da Formigosa, que reúne águas pluviais de Gandra e Cerdal.

 

Nos dias de maior precipitação o acumulado desta ribeira pode afetar as zonas mais baixas da Formigosa, em Gandra e da Pedreira, em Cerdal.

 

Recentemente a Câmara Municipal interveio, também, no Ribeiro de Favais, na freguesia de Arão, numa extensão de cerca de 800 metros. Intervenções que se alargaram, ainda, ao ribeiro de Albergaria, na freguesia de Arão, com a limpeza desta ribeira e suas margens.

 

 

 

Prevenção e Proteção da Floresta

O Município de Valença continua, ainda, com as ações de manutenção e reabertura de caminhos florestais, em vários pontos do concelho.

 

Estas ações são essenciais para criar as condições necessárias para proteção de uma das principais manchas de pinheiro bravo da região com cerca de 400 hectares.

 

Estes trabalhos preventivos são essenciais para atenuar os efeitos dos fogos florestais e facilitar a circulação dos meios de socorro e inserem-se na política municipal para as florestas em estreita articulação com as juntas de freguesia, conselhos diretivos de baldios, Bombeiros Voluntários, GNR / SEPNA e demais agentes locais e regionais.

 

Já em Cerdal decorre, também, a reflorestação de uma vasta área de terreno baldio.

 

A ação desenvolve-se, a cargo da equipa de sapadores Florestais, nos espaços envolventes ao Campo de Tiro de Cerdal, em Mosteiró. Com esta ação pretende-se rearborizar uma zona que tem sido palco de vários incêndios nos últimos anos, com espécies retardadoras do avanço dos incêndios.

 

 

[Fotografia capa: Município Valença]

Últimas