PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

1

2

Valença

Valença: Na rotunda fazem-se grelhados ‘à moda do Alto Minho’ – Bloqueio está para durar [FOTOS]

6 Fevereiro, 2024 - 18:56

1558

0

Há grelhador. Há amigos. Há cerveja.

O protesto dos agricultores em Valença está para durar. Ainda não é oficial, mas diz-se que poderá durar – pelo menos – “até sexta-feira”.

 

Entre a revolta e a indignação, a boa disposição alto-minhota reina entre todos. Há grelhador. Há amigos. Há cerveja.

 

Em poucos minutos, um cenário de manifestação transforma-se numa roda de amizade onde todos partilham estórias e histórias.

 

 

[Fotografia: cedida à Rádio Vale do Minho]

 

 

[Fotografia: cedida à Rádio Vale do Minho]

 

 

 

[Fotografia: cedida à Rádio Vale do Minho]

 

 

 

[Fotografia: cedida à Rádio Vale do Minho]

 

 

A ação de hoje é desenvolvida “em simultâneo com outras ações de protesto desenvolvidas do lado espanhol da fronteira pela Agrupacion Nacional de Agricultores y Ganaderos del Sector Primário”.

 

No Caderno reivindicativo, o movimento pede o “reajustamento da cadeia de valor com maior valorização da produção primária e rotulagem clara para o consumidor sobre preço pago ao produtor e margens da distribuição”, a par da “valorização de produtos endógenos e de cadeias curtas de abastecimento”.

 

Os agricultores do Norte pretendem, ainda, “estratégias claras de melhoria da atratividade da atividade agrícola e de renovação do capital humano”, nomeadamente o “aumento do valor do prémio à primeira instalação para jovens agricultores”.

 

Entre outras medidas, reclamam o “bloqueio às importações de produtos alimentares extracomunitários que tenham sido produzidos em tipos de produção que não estejam sujeitos às mesmas normas de fitossanidade, proteção ambiental e de bem-estar animal da União Europeia”.

 

 

[Fotografia capa: cedida à Rádio Vale do Minho]

Últimas