PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Valença

Valença: “Muro de Berlim” está de volta – Fronteiras já estão fechadas

31 Janeiro, 2021 - 01:47

670

0

PUB Fechadas. Desde a meia-noite deste domingo que todas as fronteiras terrestres de Portugal com Espanha passaram a ter maiores restrições. Foram várias as que encerraram. Outras irão abrir parcialmente […]

PUB

Fechadas. Desde a meia-noite deste domingo que todas as fronteiras terrestres de Portugal com Espanha passaram a ter maiores restrições. Foram várias as que encerraram. Outras irão abrir parcialmente durante os dias úteis. Um outro conjunto estará aberto 24 horas por dia, com controlo das várias autoridades portuguesas e espanholas.

Quando ninguém julgava que o cenário voltaria a repetir-se, as barreiras de betão e as grades regressaram à entrada da ponte centenária de Valença. Reergueu-se o “muro de Berlim”, conforme definiu o presidente da Câmara daquela cidade, Manuel Lopes. Já ninguém passa ali.

O mesmo cenário repete-se nas outras fronteiras do Alto Minho, à exceção da ponte nova de Valença onde as autoridades portuguesas e espanholas passam a partir deste domingo a exercer um controlo mais apertado sobre quem entra e quem sai.

 

Assim:

 

Em Valença, fecha totalmente a Ponte Velha (centenária). A passagem irá fazer-se pela ponte nova com controlo 24 horas por dia.

Em Monção, a fronteira com Salvaterra de Miño irá estar aberta no período compreendido entre as 7h00 e as 9h00 e entre as 18h00 e as 20h00.

Em Melgaço e Vila Nova de Cerveira, fecham todas as passagens para a Galiza. Os trabalhadores transfronteiriços nestes concelhos terão, por isso, de optar entre Monção ou Valença para efetuar a travessia nas próximas semanas.

Recorde-se que o fecho de fronteiras foi anunciado esta quinta-feira. Acontece a partir do próximo domingo, em virtude da evolução da crise de saúde pública em Portugal, à semelhança do que aconteceu em março e abril de 2020.

Desta forma, será o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) a realizar o controlo fronteiriço e a Guarda Nacional Republicana (GNR), ficará encarregue de vigiar os postos de passagem autorizados.

Os restantes postos abertos 24 horas por dia são:  Vila Verde da Raia-Chaves; Quintanilha-Bragança; Vilar Formoso-Guarda; Marvão-Portalegre; Caia-Elvas; Vila Verde de Ficalho-Beja e Castro Marim-Praça da Fronteira.

De forma parcial, entre as 7h00 e as 9h00 e entre as 18h00 e as 20h00, são:  Miranda do Douro; Termas de Monfortinho-Castelo Branco; Mourão e Barrancos. O último ponto de passagem fica em Rio de Onor, Bragança, e funciona apenas às quartas-feiras e aos sábados, das 10h00 às 12h00.

 

Veja a nossa galeria de fotos da ponte centenária de Valença novamente encerrada:

 

 

PUB