PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Valença

Valença: Município entra em 2019 com orçamento de 20,8 milhões – Educação é uma das prioridades

5 Dezembro, 2018 - 15:09

241

0

Valença vai entrar em 2019 com um Orçamento Municipal no valor global de 20,8 milhões de euros. O documento, aprovado por maioria em Assembleia Municipal, é “focado na infra-estruturação e competitividade […]

Valença vai entrar em 2019 com um Orçamento Municipal no valor global de 20,8 milhões de euros. O documento, aprovado por maioria em Assembleia Municipal, é “focado na infra-estruturação e competitividade do concelho e na máxima Valença uma boa terra para viver, visitar e investir, descreve o Município em nota de imprensa.

 

Concretizar Obras Estruturantes

 

A conclusão da 4ª fase da requalificação da Fortaleza e da aposta no usufruto do Rio Minho e o avanço da requalificação do Complexo Escolar da EB 2 /3 Muralhas do Minho, são as grandes obras que vão marcar Valença em 2019. A estas soma-se a manutenção da rede viária nas freguesias, bem como a continuação da regeneração urbana da cidade de Valença, com o PAMUS.

 

Mais investimento e mais pessoas

 

Valença é um dos concelhos de Portugal com impostos mais baixos. Em 2019 mantém o pacote de medidas reformistas, em matéria fiscal e de taxas municipais, com reduções de 50% a 95%, que pretendem dinamizar a economia, atraindo mais investimento industrial, logístico, comercial, agrícola e turístico e fixando a população, medidas já aplicadas em 2018. “Fazer de Valença a melhor das terras para se viver, trabalhar, estudar e visitar. Este é um objetivo estratégico permanente, exigindo criatividade e novos e inovadores projetos que perseguimos todos os dias”, defende o presidente da Câmara, Jorge Mendes (PSD).

 

Educação mantém-se prioridade

 

Vão ser reforçadas as medidas de apoio às famílias, concedendo mais apoios à formação dos jovens, transversais aos vários níveis de ensino e com a disponibilização alargada de um conjunto de serviços. A Educação recebe uma das grandes fatias do orçamento municipal. Só a requalificação da EB 2 / 3 Muralhas do Minho importa um investimento de mais de 3 milhões de euros. O reforço das valências e apoios sociais, a quem mais precisa são, “cada vez mais, transversais à educação, à habitação, ao emprego, à cultura, ao desporto e à resposta às necessidades básicas”, realça a autarquia.

 

Mais Turismo

 

O turismo é uma das grandes apostas de Valença, focada na Fortaleza, com mais de 2 milhões de visitantes por ano. A também aposta nos Caminhos de Santiago a bater a barreira dos 60 mil peregrinos, no turismo verde, com a aposta numa nova Ecovia e ancoradouros no Rio Minho e promoção da hotelaria / restauração. Aqui merece destaque o continuo trabalho na candidatura da Fortaleza a Património Mundial da UNESCO, bem como toda a abrangência do projeto Eurocidade Tui Valença.

 

Serviços mais rápidos e eficientes

 

A modernização administrativa, com uma política de e-governement é para aprofundar com a certificação de mais serviços com o máximo objetivo de prestar um serviço, cada vez, mais rápido e eficiente aos munícipes e empresas.

 

 [Fotografia: Sapo 24 / Direitos Reservados]

 

Últimas