PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença: Município e Valorminho vão assinalar Semana do Ambiente

3 Junho, 2022 - 15:59

207

0

Entre 5 e 8 de junho.

O Município de Valença e a Valorminho vão promover a Semana do Ambiente, entre 5 e 8 de junho, com várias ações de sensibilização junto da comunidade.

 

A programação arranca, no próximo domingo, 5 de junho, às 9h30, nas Portas do Sol, na Fortaleza, com a caminhada interpretativa “Alterações na Paisagem”, num percurso que seguirá das Portas do Sol pelas Portas da Gaviarra até ao Antigo Colégio Português. Esta é a oportunidade para ficar a conhecer as espécies que, ao longo dos tempos, foram introduzidas na nossa paisagem mas não são endógenas dos nossos ecossistemas, bem como as alterações urbanísticas que foram moldando o espaço visual. A participação é livre e gratuita.

 

Para segunda-feira, 6 de junho, às 10h00, programa-se na Escola EB 2 e 3 / Secundária de Valença a ação de sensibilização ambiental “O Ambiente é nosso”, dirigido aos alunos do 8º e 9º anos. Durante a tarde decorrerá uma ação de sensibilização ambiental junto dos estabelecimentos comerciais da Fortaleza que se estenderá pela manhã de terça-feira, dia 7 de junho.

 

Também no dia 7, o Município de Valença em parceria com a CIM Alto Minho vai promover, na Escola Básica de Passos (Cerdal), uma iniciativa piloto, de sensibilização da comunidade escolar à temática dos riscos num contexto de mudança climática, com recurso à publicação “Flora e a Carta mais importante do Mundo”.

 

Durante a tarde, a partir das 16h00, está programada uma visita às instalações da Valorminho, em São Pedro da Torre, com os presidentes das juntas de freguesia do concelho.

 

Quarta-feira, 8 de junho, a partir das 10h00 a Câmara Municipal e a Valorminho vão realizar ações de sensibilização ambiental, junto dos comércios da cidade, sobretudo nos locais considerados mais críticos no que toca à recolha de resíduos.

 

“Com estas ações pretende-se contribuir para a sensibilização da comunidade e dos vários setores da atividade económica para a necessidade da utilização correta dos contentores de resíduos e a importância da reciclagem”, refere o Município em nota divulgada.

 

A Valorminho é responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos de 6 municípios: Melgaço, Monção, Caminha e Vila Praia de Âncora, Vila Nova de Cerveira e Caminha. A Valorminho serve cerca de 75 mil habitantes, numa área geográfica de 950 km2.

 

[Fotografia: Arquivo/Rádio Vale do Minho]

Últimas