PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença: Município aprovou orçamento de 17,5 milhões – Jorge Mendes destaca documento ‘de rigor’

7 Dezembro, 2015 - 08:54

158

0

Educação continua a ser um eixo estratégico para Valença apostando-se na dinamização do Centro de Inovação e Logística e a Instalação da Escola Superior de Ciências Empresariais, a requalificação do parque escolar da EB 2 e 3.

O Município de Valença aprovou o orçamento de 17,5 milhões de euros para 2016, tendo como grandes eixos a requalificação urbana da cidade e centro histórico, uma aposta clara na formação das novas gerações, na promoção turística e novas medidas de apoio às famílias. “É um orçamento de rigor. As despesas do município são ajustadas às receitas. Não criamos a ilusão de colocar projetos e mais projetos para depois não conseguirem materializar-se por não haver receitas para o seu financiamento”, disse o presidente da Câmara à rádio Vale do Minho. “É também um orçamento flexível. Está adaptado às contigências do momento. Não podemos esquecer que este orçamento foi elaborado durante os meses de Setembro e Outubro, quando nem sequer tinham ocorrido as eleições”, lembrou Jorge Mendes.
A educação continua a ser um eixo estratégico para Valença apostando-se na dinamização do Centro de Inovação e Logística e a Instalação da Escola Superior de Ciências Empresariais, a requalificação do parque escolar da EB 2 e 3, bem como um conjunto de medidas de apoio aos alunos e às famílias.
O avanço de obras estruturantes e marcantes para Valença como sejam a 2ª fase da requalificação da Cidade Nova (Largo da Lua de Mel e São Sebastião), a conclusão da requalificação da Fortaleza com a 4ª fase, envolvendo a parte norte, a requalificação e transformação do Jardim Municipal num polo de lazer e atratividade da cidade, são algumas das obras que se destacam nas grandes opções para 2016. O turismo continua a ser um grande eixo de dinamização económica de Valença. O concelho aposta na classificação da Fortaleza como Património Mundial, no Turismo Gastronómico, de Natureza e nos Caminhos de Santiago.
A dinamização e potencialização dos recursos locais e dos valores coletivos do concelho continua a ser uma das grandes alavancas da cultura e do desporto em estreita parceria com as coletividades e as freguesias do concelho.
O edil social-democrata sublinhou ainda à Vale do Minho que “este é um orçamento com sensibilidade social”. O documento reforça as medidas de apoio social às famílias, este ano com a novidade do I.M.I. Familiar, com uma redução deste imposto. A esta medida junta-se a redução do I.R.S., respeitante à Câmara Municipal até 5%, a favor das famílias. No campo dos impostos Valença aposta na atração de investimentos mantendo o I.M.I. e a Derrama nos valores legais mais baixos, bem como lança a redução do IMI dos prédios requalificados e para habitação dentro da Fortaleza até um valor de 50%, incentivando a requalificação e reutilização dos edifícios do centro histórico.

Últimas