PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção
Valença

Valença/Monção: Eco Meia Maratona entre os dois Municípios realiza-se este domingo

20 Outubro, 2019 - 07:04

328

0

PUB Os municípios de Monção e de Valença recebem este domingo a primeira Eco Meia Maratona, ligando as duas localidades vizinhas pela Ecopista do Rio Minho. Além do trajeto de 21,0975 […]

PUB

Os municípios de Monção e de Valença recebem este domingo a primeira Eco Meia Maratona, ligando as duas localidades vizinhas pela Ecopista do Rio Minho. Além do trajeto de 21,0975 quilómetros, com partida em Valença e chegada a Monção, está ainda prevista uma corrida de 10 quilómetros e uma caminhada de 5 quilómetros, ambas com percurso apenas no Município de Monção. A partida está prevista para as 10h00.

A prova, promovida pelos dois municípios, representa uma oportunidade única de praticar exercício físico num percurso com caraterísticas ambientais, monumentais e fluviais muito acentuadas, sendo vários os motivos de interesse que fazem desta via ecológica, a primeira em Portugal a aproveitar linhas férreas desativadas, uma referência para quem gosta de praticar desporto em comunhão com a natureza.

Com o primeiro troço inaugurado em 2004, a Ecopista do Rio Minho foi distinguida, em 2009, no IV Encontro de Vias Verdes da Europa, realizado na Bélgica, como a quarta melhor ecopista da Europa. Em 2017, nos 8th European Greenway Award, realizados na Irlanda, recebeu o título de terceira melhor via verde da Europa.

A iniciativa é apadrinhada por Aurora Cunha, antiga atleta profissional. “É um orgulho poder apadrinhar esta meia-maratona, que pode tornar-se uma mais valia para Valença e para Monção. Será uma ligação entre dois povos e eu tudo farei para divulgar este evento”, disse a antiga atleta durante a cerimónia de apresentação do evento.

No percurso de Monção, além do Núcleo Museológico Torre de Menagem, em Lapela, monumento nacional desde 1910 rodeado de casario, o utilizador é surpreendido com diversas panorâmicas do rio, das embarcações tradicionais, da labuta dos pescadores, da margem galega e de algumas pesqueiras, pequenas construções de pedra antiga que nos remetem ao bucolismo fluvial.

 

[Fotografia: Ilustrativa / Direitos Reservados]

 

PUB

Últimas